Risco de novos casos com praias lotadas
Escute essa reportagem

Com o feriadão e as altas temperaturas no feriadão, muita gente aproveitou para ir às praias na Grande Vitória. Mas o resultado foi aglomeração, o que preocupa médicos quanto à possibilidade de aumento no número de casos de Covid-19 no Estado.
Para a infectologista Martina Zanotti, a classificação em risco baixo por alguns municípios significa que as atividades podem voltar a ocorrer aos poucos.
“Mas, com a aglomeração muito precoce, a gente pode colocar tudo a perder e voltar ao risco alto. É um momento de flexibilização de algumas atividades, mas deveria ser de forma mais consciente”, disse.
A médica pontuou que, mesmo nas atividades ao ar livre, pode haver contaminação. “Devido à proximidade entre as pessoas, funciona como se elas estivessem em um espaço fechado. Na praia, é importante haver uma clara distância entre os indivíduos”, explicou.
O infectologista Luís Henrique Borges acredita que é provável que haja um aumento nos casos do novo coronavírus, devido ao descumprimento das regras de prevenção à doença. “Não temos certeza se atingimos uma imunização do vírus, e ainda temos uma população vulnerável a ele muito grande, que não se infectou ainda”.
Para o médico, a queda na contaminação ocorreu porque boa parte das pessoas não estava saindo. Por isso, a flexibilização deveria ocorrer de forma limitada e baseada em uma rotina de cuidados.
“Acho que não precisamos ficar totalmente em casa mais, porque ficamos cansados, saturados e até deprimidos. Mas temos que ficar atentos. É bom sair para tomar sol, mas caminhe e volte para a casa”, recomendou.
O infectologista acrescentou que, mesmo quem já pegou a doença, deve manter todos os cuidados. “Esse é o comportamento indicado para o controle da pandemia. É um comportamento coletivo, padrão, que irá favorecer a adesão das pessoas”, ressaltou.
Com relação à fiscalização das praias, a Prefeitura de Vila Velha informou que as equipes de Bombeiros, a vigilância sanitária, a Guarda Municipal e a Polícia Militar passaram orientações a todos os restaurantes e quiosques, e a alguns ambulantes, da orla de Itapuã até a Praia da Costa.
A Prefeitura de Vitória afirmou, em nota, que neste feriadão foram intensificadas as operações nas entradas das principais praias, como Ilha do Boi e Ilha do Frade.
A Prefeitura da Serra informou, também em nota, que está nas praias com guarda-vidas, a Guarda Civil Municipal e a fiscalização de trânsito fazendo o trabalho de orientação e fiscalização.
Comentários