X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Risco de novos casos com praias lotadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Risco de novos casos com praias lotadas
A Praia da Costa, em Vila Velha, ficou lotada de banhistas, que foram aproveitar as altas temperaturas no feriadão |  Foto: Leone Iglesias/AT

Com o feriadão e as altas temperaturas no feriadão, muita gente aproveitou para ir às praias na Grande Vitória. Mas o resultado foi aglomeração, o que preocupa médicos quanto à possibilidade de aumento no número de casos de Covid-19 no Estado.

Para a infectologista Martina Zanotti, a classificação em risco baixo por alguns municípios significa que as atividades podem voltar a ocorrer aos poucos.

“Mas, com a aglomeração muito precoce, a gente pode colocar tudo a perder e voltar ao risco alto. É um momento de flexibilização de algumas atividades, mas deveria ser de forma mais consciente”, disse.

A médica pontuou que, mesmo nas atividades ao ar livre, pode haver contaminação. “Devido à proximidade entre as pessoas, funciona como se elas estivessem em um espaço fechado. Na praia, é importante haver uma clara distância entre os indivíduos”, explicou.

O infectologista Luís Henrique Borges acredita que é provável que haja um aumento nos casos do novo coronavírus, devido ao descumprimento das regras de prevenção à doença. “Não temos certeza se atingimos uma imunização do vírus, e ainda temos uma população vulnerável a ele muito grande, que não se infectou ainda”.

Para o médico, a queda na contaminação ocorreu porque boa parte das pessoas não estava saindo. Por isso, a flexibilização deveria ocorrer de forma limitada e baseada em uma rotina de cuidados.

“Acho que não precisamos ficar totalmente em casa mais, porque ficamos cansados, saturados e até deprimidos. Mas temos que ficar atentos. É bom sair para tomar sol, mas caminhe e volte para a casa”, recomendou.

O infectologista acrescentou que, mesmo quem já pegou a doença, deve manter todos os cuidados. “Esse é o comportamento indicado para o controle da pandemia. É um comportamento coletivo, padrão, que irá favorecer a adesão das pessoas”, ressaltou.

Com relação à fiscalização das praias, a Prefeitura de Vila Velha informou que as equipes de Bombeiros, a vigilância sanitária, a Guarda Municipal e a Polícia Militar passaram orientações a todos os restaurantes e quiosques, e a alguns ambulantes, da orla de Itapuã até a Praia da Costa.

A Prefeitura de Vitória afirmou, em nota, que neste feriadão foram intensificadas as operações nas entradas das principais praias, como Ilha do Boi e Ilha do Frade.

A Prefeitura da Serra informou, também em nota, que está nas praias com guarda-vidas, a Guarda Civil Municipal e a fiscalização de trânsito fazendo o trabalho de orientação e fiscalização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: