X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Prontuários são trocados e pacientes com Covid morrem em hospital da Serra


Ouvir

Escute essa reportagem

Familiares de dois pacientes denunciam a troca de prontuários médicos, após esses dois pacientes darem entrada em um hospital particular de Vila Velha e, depois, serem transferidos para o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra.

Segundo Geovana Rodrigues dos Santos, filha de Joel Machado, um dos pacientes internados, ele deu entrada no Vila Velha Hospital no dia 26 de novembro do ano passado, com suspeita de Covid-19. No dia 2 dezembro, precisou ser entubado, e no dia 9, foi transferido para o Jayme Santos Neves.

Imagem ilustrativa da imagem Prontuários são trocados e pacientes com Covid morrem em hospital da Serra
Jocimar, Adriana e Geovana relataram troca de prontuários de pacientes |  Foto: Fábio Nunes/AT

“No mesmo dia, pedi para minha prima, que é enfermeira, fazer uma visita e ele, pois eu estava trabalhando. Chegando lá, ela me ligou desesperada, dizendo que o paciente do quarto não era o meu pai”, relatou Geovana.

Do outro lado da história está o paciente internado no mesmo hospital, José Loureiro. Quem o acompanhava eram os filhos Adriana e Jocimar Faé Loureiro.

Segundo a filha, o pai, que também deu entrada no hospital com Covid-19, ainda possuía um agravante: tinha problemas nos rins e era diabético.

Com isso, a família assinou uma autorização para fazer uma traqueostomia (pequeno orifício na garganta, para facilitar a respiração) em José. No entanto, com o suposto prontuário trocado, quem passou pelo procedimento foi Joel.

“Meu pai ficou três dias sem diálise e com tratamento do outro paciente. Não fizeram a traqueostomia nele. Autorizamos, mas foi feita em outra pessoa”, disse Adriana.

No dia 11 de dezembro, quando foi autorizada a entrada para visita no Jayme Santos Neves, a mulher de José foi primeiro. Chegando à unidade, teve a surpresa. “Quando minha mãe chegou ao hospital, ela me ligou desesperada, dizendo que o prontuário era em nome dele, mas era outra pessoa que estava no quarto”, relatou Adriana.

Joel Machado e José Loureiro, de 53 e 76 anos, respectivamente, foram transferidos no mesmo dia e quase na mesma hora para o Hospital Jayme Santos Neves. Os dois também morreram no mesmo dia, 21 de dezembro do ano passado, por Covid-19.


O outro lado


Procurado pela reportagem, o Vila Velha Hospital informou que não vai se posicionar sobre o caso.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse, por meio de nota, que os pacientes citados foram transferidos pelo Vila Velha Hospital no dia 9 de dezembro.

Informou também que “todos os pacientes que são admitidos na unidade hospitalar passam por novas avaliações médicas e exames clínicos que irão indicar as melhores terapias para recuperação, independente das informações contidas em prontuário anterior. Dessa forma, não houve realização de procedimentos em nenhum dos pacientes sem que tenha havido indicação da equipe médica local”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: