Prefeitura de Viana abre novo agendamento para vacinação com meia dose da AstraZeneca
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Viana abriu nesta segunda-feira (14) novas vagas de agendamento para quem não conseguiu comparecer ao mutirão do Projeto Viana Vacinada, realizado no último domingo (13).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Wanderson Bueno disse que 14 mil moradores foram vacinados ontem e informou que haverá novo agendamento para quem não conseguiu participar da ação.
"Queria dar uma informação para você, morador de Viana, que não conseguiu comparecer a uma sala de vacinação neste dia. Amanhã (segunda-feira) nós estaremos abrindo novos agendamentos. Durante toda essa semana, nós vamos continuar fazendo a vacinação para esse estudo tão importante e de relevância internacional", disse Bueno.
O imunizante será aplicado a partir desta terça-feira (15). Clique aqui para agendar a vacina.

O prefeito agradeceu a participação da população no mutirão e comemorou o sucesso do mutirão. "Grande dia de mobilização na cidade de Viana. Estamos muito felizes com o resultado. Mais de 14 mil vianenses compareceram a mais de 178 salas de vacinação e 35 pontos que foram abertos para que a gente pudesse vacinar nossa população de 18 a 49 anos. Mais de 1.100 pessoas estiveram mobilizadas para que a gente pudesse fazer esse grande dia aqui na cidade de Viana".
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o agendamento está aberto. "A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de saúde informa que 14 mil pessoas foram imunizadas ontem (13), Dia D, do Estudo Viana Imunizada. Novas vagas serão abertas nesta segunda-feira para agendamento. A vacinação ocorre a partir de terça, das 8 às 17h, no É Pra Já, e segue até o sábado", diz a nota.
Projeto Viana Vacinada
O Projeto Viana pretende vacinar toda a população do município com idade entre 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários e conta com a participação de 450 colaboradores na área da saúde do Estado. Serão utilizadas doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como a epidemia de Febre Amarela, realizada com sucesso e que garantiu a vacinação do Brasil e da África.
O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos do novo Coronavírus (Covid-19), com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não têm e não terão acesso a vacinação nos próximos meses.
Durante um ano, a população de 18 a 49 anos que foi imunizada, será acompanhada pelos pesquisadores do HUCAM-UFES e da FIOCRUZ, para observar a eficácia e segurança da vacina. O acompanhamento será por meio da plataforma www.vianavacinada.saude.es.gov.br, por contato telefônico, atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento, coletas de amostras de sangue (para um subgrupo escolhido aleatoriamente) e também, por meio dos sistemas de notificação do SUS.
Comentários