X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Pontos de testagem para covid do Estado vão ter exame rápido

O teste de antígeno está disponível em todos os pontos de testagem abertos pelo governo do Estado e o resultado fica pronto em até 20 minutos


 

Imagem ilustrativa da imagem Pontos de testagem para covid do Estado vão ter exame rápido
Teste tem resultado rápido |  Foto: Divulgação Sesa

Quem for fazer teste de covid nos pontos de testagem abertos pelo Estado não vai mais ter que aguardar mais de um dia para saber o resultado do exame. Nesta segunda-feira (10) o teste de antígeno passou a ser disponibilizado nos locais cadastrados na plataforma Vacina e Confia, do governo estadual. O resultado da amostra fica pronto entre 15 e 20 minutos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com a ampliação, o cidadão que procurar o serviço ofertado por meio de agendamento on-line será direcionado primeiro para o teste de antígeno. Caso o resultado seja negativo e o paciente apresentar sintomas gripais, será ofertado o RT-PCR no mesmo local de testagem. 

O teste RT-PCR também será concedido aos que necessitam deste tipo de exame por questões específicas como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.

O subsecretario de Estado de Vigilância em Saúde em exercício, Orlei Cardoso, destaca que todas as equipes responsáveis pela realização dos exames estão sendo orientadas com o novo modelo e que a ação permitirá que mais pessoas sejam testadas no Estado. Ele também ressaltou a eficácia do exame de antígeno e sua importância na detecção de infecções ativas.

“O exame de antígeno permite o resultado positivo ou negativo de forma mais rápida, sendo comprovado por estudos a sua sensibilidade e especificidade. Além disso, ele é um teste imunocromatográfico, ou seja, que permite a sua realização fora de laboratórios fixos. A testagem em massa é muito importante nesse enfrentamento à pandemia de covid-19, possibilitando que medidas sejam tomadas antes do agravamento da doença no paciente. Dessa forma, conseguiremos testar mais pessoas em nosso Estado”, ressaltou o subsecretário.

Nos terminais de Jardim América (Cariacica), Laranjeiras (Serra) e Itaparica (Vila Velha) continuará sendo ofertado apenas teste de antígeno, não sendo necessário agendamento prévio para a realização do exame. Para ter acesso ao serviço nos outros pontos, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) Capixaba devem realizar o agendamento on-line no link: www.saude.es.gov.br/agendamento. No mesmo site, também é possível ter acesso ao resultado do exame realizado.

A testagem de covid-19 pode ser realizada em 13 pontos estratégicos estaduais. Além disso, outros 407 pontos estão disponíveis nos municípios capixabas. A lista completa pode ser conferida na Plataforma Vacina e Confia, no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.   

Resultado de exame de Covid-19 encaminhado por e-mail

Outro novidade é que, a partir desta segunda-feira (10), o resultado do exame de antígeno será encaminhado por e-mail. A ação será realizada por meio de notificação no sistema e-SUS Vigilância Sanitária (VS), que identificará o endereço do correio eletrônico, comunicado pelo cidadão no ato do cadastro, e informará a negatividade ou positividade à doença.

O gerente de Tecnologia e Informação (TI) da Sesa, Marcio Merçon, explica que o desfecho do exame será disponibilizado por meio de ficha de notificação em formato de PDF nos e-mails. Ele destaca que esse é mais um investimento do Governo do Estado para facilitar o acesso do cidadão aos serviços.

“Esse modelo permite que o cidadão tenha acesso à sua situação de forma mais ágil e fácil, conseguindo utilizar o comprovante encaminhado pelos meios de comunicação para ter acesso aos eventos, por exemplo. Caso o resultado seja positivo, ele poderá realizar o isolamento e tomar todos os cuidados necessários. Esse é mais um recurso disponibilizado pela tecnologia e estamos sempre em busca de novidades para ajudar os usuários do Sistema Único de Saúde do Estado”, ressaltou o gerente.

Atualmente o envio de mensagens com os resultados de exames de covid-19 é encaminhado por meio de SMS àqueles que realizam o exame tipo RT-PCR pelo SUS Capixaba. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: