Login

Atualize seus dados

TESTE ANTÍGENO

Pontos de testagem para covid do Estado vão ter exame rápido

O teste de antígeno está disponível em todos os pontos de testagem abertos pelo governo do Estado e o resultado fica pronto em até 20 minutos

10/01/2022 21:26:43 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Pontos de testagem para covid do Estado vão ter exame rápido
Teste tem resultado rápido Foto: Divulgação Sesa
 

Quem for fazer teste de covid nos pontos de testagem abertos pelo Estado não vai mais ter que aguardar mais de um dia para saber o resultado do exame. Nesta segunda-feira (10) o teste de antígeno passou a ser disponibilizado nos locais cadastrados na plataforma Vacina e Confia, do governo estadual. O resultado da amostra fica pronto entre 15 e 20 minutos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com a ampliação, o cidadão que procurar o serviço ofertado por meio de agendamento on-line será direcionado primeiro para o teste de antígeno. Caso o resultado seja negativo e o paciente apresentar sintomas gripais, será ofertado o RT-PCR no mesmo local de testagem. 

O teste RT-PCR também será concedido aos que necessitam deste tipo de exame por questões específicas como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.

O subsecretario de Estado de Vigilância em Saúde em exercício, Orlei Cardoso, destaca que todas as equipes responsáveis pela realização dos exames estão sendo orientadas com o novo modelo e que a ação permitirá que mais pessoas sejam testadas no Estado. Ele também ressaltou a eficácia do exame de antígeno e sua importância na detecção de infecções ativas.

“O exame de antígeno permite o resultado positivo ou negativo de forma mais rápida, sendo comprovado por estudos a sua sensibilidade e especificidade. Além disso, ele é um teste imunocromatográfico, ou seja, que permite a sua realização fora de laboratórios fixos. A testagem em massa é muito importante nesse enfrentamento à pandemia de covid-19, possibilitando que medidas sejam tomadas antes do agravamento da doença no paciente. Dessa forma, conseguiremos testar mais pessoas em nosso Estado”, ressaltou o subsecretário.

Nos terminais de Jardim América (Cariacica), Laranjeiras (Serra) e Itaparica (Vila Velha) continuará sendo ofertado apenas teste de antígeno, não sendo necessário agendamento prévio para a realização do exame. Para ter acesso ao serviço nos outros pontos, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) Capixaba devem realizar o agendamento on-line no link: www.saude.es.gov.br/agendamento. No mesmo site, também é possível ter acesso ao resultado do exame realizado.

A testagem de covid-19 pode ser realizada em 13 pontos estratégicos estaduais. Além disso, outros 407 pontos estão disponíveis nos municípios capixabas. A lista completa pode ser conferida na Plataforma Vacina e Confia, no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.   

Resultado de exame de Covid-19 encaminhado por e-mail

Outro novidade é que, a partir desta segunda-feira (10), o resultado do exame de antígeno será encaminhado por e-mail. A ação será realizada por meio de notificação no sistema e-SUS Vigilância Sanitária (VS), que identificará o endereço do correio eletrônico, comunicado pelo cidadão no ato do cadastro, e informará a negatividade ou positividade à doença.

O gerente de Tecnologia e Informação (TI) da Sesa, Marcio Merçon, explica que o desfecho do exame será disponibilizado por meio de ficha de notificação em formato de PDF nos e-mails. Ele destaca que esse é mais um investimento do Governo do Estado para facilitar o acesso do cidadão aos serviços.

“Esse modelo permite que o cidadão tenha acesso à sua situação de forma mais ágil e fácil, conseguindo utilizar o comprovante encaminhado pelos meios de comunicação para ter acesso aos eventos, por exemplo. Caso o resultado seja positivo, ele poderá realizar o isolamento e tomar todos os cuidados necessários. Esse é mais um recurso disponibilizado pela tecnologia e estamos sempre em busca de novidades para ajudar os usuários do Sistema Único de Saúde do Estado”, ressaltou o gerente.

Atualmente o envio de mensagens com os resultados de exames de covid-19 é encaminhado por meio de SMS àqueles que realizam o exame tipo RT-PCR pelo SUS Capixaba.