Pacientes que fazem diálise devem ser vacinados nas clínicas, recomenda Sesa
Escute essa reportagem

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez uma recomendação aos municípios para que os pacientes, que fazem diálise, sejam vacinados nas clínicas onde realizam o procedimento. A orientação está incluída na resolução publicada na edição desta terça-feira (18), do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES).
O documento, elaborado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), atualiza as regras e orientações para a vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias).
A orientação é para evitar que esses pacientes sofram uma maior exposição ao ter que se deslocar aos locais de vacinação.
"Recomenda-se que a vacinação das pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) seja realizada in loco, nas clínicas de diálise, visando agilizar o processo de vacinação e reduzir a necessidade de idas aos serviços de saúde. Aqueles que porventura não sejam vacinados nestas ações extramuros poderão ainda ser imunizados nas salas de vacinação", diz o documento.
Outra recomendação feita pela comissão é para que as secretarias de Saúde das cidades se articulem com as pastas municipais de Assistência Social para que possa ser fornecida a lista das pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para auxiliar na vacinação desse grupo.
Comentários