Ocupação de leitos de UTI para Covid sobe mais e chega a 84% no Estado
Escute essa reportagem

A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de pacientes com a Covid-19 passou de 84% no Espírito Santo nesta segunda-feira (9). De acordo com as informações do Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o índice de vagas ocupadas está em 84,05%.
Na atualização anterior, no domingo (8), essa taxa era de 80,86% - um crescimento de quase 4%. Em relação ao sábado (7), o aumento foi de 13% - o índice registrado naquele dia foi de 71,05%, conforme os dados da Sesa.
Atualmente, há 395 leitos de UTI nos hospitais capixabas destinadas a pessoas com a Covid-19. Desse total, 332 estão com pacientes, aponta o painel.
A região Metropolitana do Estado é a que registra a maior ocupação com 92,14% das vagas preenchidas nos hospitais. Já na região Central, o índice é de 83,33%, enquanto que na região Sul 67,21% dos leitos estão com pacientes. Nos hospitais do Norte capixaba, a ocupação é de 43,33%.
O índice de 84,05% de ocupação é o maior registrado desde 8 de julho, quando 84,24% dos leitos exclusivo para pacientes infectados pelo coronavírus estavam com pacientes no Estado.
Em entrevista ao jornal A Tribuna, o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, explicou que o Estado já chegou a 715 leitos de UTI. “Com a redução do número de pacientes com Covid, fomos desmobilizando esses leitos, porque a ocupação foi reduzindo”.
A Sesa já informou que tem a capacidade de aumentar a quantidade de leitos, caso a demanda por internações cresça. Levando em consideração as 715 vagas potenciais em UTI's, o índice de ocupação é de 46,43%.
Comentários