Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está abaixo de 50% no Estado
Escute essa reportagem

A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a Covid-19 no Espírito Santo está abaixo dos 50%. A informação foi compartilhada pelo governador Renato Casagrande nas redes sociais, na tarde deste sábado (12).
O chefe de Executivo compartilhou a imagem do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para o monitoramento da ocupação desses leitos nos hospitais de referência para tratamento de pacientes com essa doença.
Levando em consideração todos os 715 leitos disponíveis no Estado para tratar pessoas com a Covid-19, a taxa de ocupação está em 48,53%. "Um avanço sobre uma doença que já tirou a vida de muitos", ressaltou Casagrande na postagem.
Esse percentual é o que o governo analisa para adotar medidas sociais, como flexibilização de atividades, e a classificação de risco dos municípios capixabas no mapa de risco.
Vale lembrar que parte dos leitos foram revertidos para pacientes com outras enfermidades, após a procura por vagas em UTI se estabilizar no Espírito Santo. Caso a demanda aumente, os leitos voltam a ser disponibilizados a pessoas com a Covid-19.
Atualmente, 565 leitos estão disponíveis no Estado para receber pacientes com a Covid-19. Considerando apenas esses leitos, a ocupação é de 61,42%.
Em julho, momento em que o Estado atingiu o pico da doença, a taxa de ocupação das vagas em UTI chegou a 86,58%, em 5 de julho. Caso o preenchimento dos leitos chegasse a 91%, o fechamento total de comércios e restrição de circulação de pessoas seriam decretados.
O Espírito Santo tem 118.814 casos confirmados de Covid-19 e 3.332 mortes por complicações causadas pela doença. Já 108.642 pacientes se curaram.
Comentários