X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Ministro da Saúde recebe alta após ser internado durante tratamento da Covid-19


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ministro da Saúde recebe alta após ser internado durante tratamento da Covid-19
Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello |  Foto: SANDRO PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teve alta no fim da tarde terça-feira (3) do HFA (Hospital das Forças Armadas), onde estava internado desde domingo (01), após ser transferido de um hospital particular.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Em nota, a pasta diz que "Pazuello seguirá sendo monitorado pela equipe médica que o acompanha desde o início do tratamento para a Covid-19", mas em sua residência, na capital federal".

Ainda segundo a pasta, o ministro se submeteu a um novo teste para o coronavírus e aguarda o resultado.

Pazuello foi diagnosticado com Covid-19 em 21 de outubro. Inicialmente, o ministro ficou em isolamento no hotel de trânsito de oficiais militares, em Brasília.

Um dia após o diagnóstico, ele chegou a receber uma visita do presidente Jair Bolsonaro e a afirmar que estava tomando hidroxicloroquina - remédio sem comprovação de eficácia para Covid - e outros medicamentos.

Na noite de sexta (30), Pazuello foi internado em um hospital particular de Brasília com desidratação. Na ocasião, o Ministério da Saúde negou que houvesse um agravamento do quadro.

Segundo a pasta, o ministro recebeu a recomendação de permanecer no hospital após fazer exames previstos para acompanhar o tratamento da Covid. Até então, a informação era que ele seria liberado em breve, o que só ocorreu no domingo (1o).

Horas após divulgar que ele teve alta do hospital particular, a pasta informou que ele passaria a noite no Hospital das Forças Armadas para ser acompanhado pela equipe médica como medida preventiva.

Já na segunda (2), a pasta informou que seguia no HFA para repouso, mas já não apresentava desidratação. Também não houve nenhuma nova intercorrência, informou o ministério, sem divulgar detalhes do quadro.

Antes de ser diagnosticado com Covid-19, Pazuello já havia relatado a auxiliares ter apresentado mal-estar e febre, o que o levou a cancelar a participação em um evento no Palácio do Planalto e agendas da pasta. O diagnóstico foi então confirmado no dia 21.

No dia seguinte, contrariando orientações de isolamento, o ministro recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro e participou de uma transmissão ao vivo com o presidente, em que ambos estavam sem máscara.

Questionado pelo presidente sobre quais medicamentos estava tomando, o ministro respondeu que tomava hidroxicloroquina associada a outros remédios. Disse ainda ter tido melhora no quadro.

Bolsonaro então aproveitou a ocasião para fazer uma defesa da hidroxicloroquina. O medicamento, porém, não tem comprovação de eficácia contra a Covid-19.

O presidente também aproveitou a ocasião para comentar a crise que levou o ministério a recuar de um anúncio da compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.

"Um manda, e o outro obedece", afirmou Pazuello em meio a polêmica.

Até o momento, ao menos 12 ministros do governo já foram diagnosticados com Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: