Mapa de risco: Pela primeira vez, Estado tem todas as cidades em risco baixo de contágio
Escute essa reportagem

Pela primeira vez desde quando foi criado, em abril do ano passado, todas as cidades capixabas estão classificadas como risco baixo para a transmissão da covid-19 (cor verde).
O novo mapa de risco foi divulgado pelo governo do Estado, no início da noite desta sexta-feira (10) e começa a valer a partir da próxima segunda (13).
“Esse mapa todo verde é uma grande conquista e significa também vidas salvas. Uma vitória da nossa estratégia de testar e vacinar a população, que também fez a sua parte e colaborou. Também foi muito importante a nossa parceria com os municípios”, comentou o governador Renato Casagrande, durante a divulgação do novo Mapa de Risco.
O governador ainda reforçou que o Estado tem testado mais pessoas contra a covid acima da média nacional. "Estamos realizando 478 mil testes por cada 1 milhão de habitantes, enquanto que o Brasil faz 276 mil por cada 1 milhão de habitantes", disse ele.
Casagrande lembrou que na segunda-feira (13) vai ao Instituto Butantan, em São Paulo, para buscar as 500 mil doses de vacinas contra covid compradas pelo governo capixaba.
"Notícia extraordinária para a gente continuar vacinando e reforçando a vacinação das pessoas acima de 70 anos, com a terceira dose, para a gente salvar vidas", afirmou.

Nesta semana, as cidades de Bom Jesus do Norte, Alegre e Itarana estão no risco moderado (cor amarela) e as 75 restantes no risco baixo. O atual mapa tem validade até o domingo (12).
A partir de segunda (13), essas três cidades migram para o grupo da cor verde, onde as medidas restritivas para funcionamento de comércios e realização de eventos são mais flexíveis.
Apesar da conquista de ter o mapa todo verde, com as cidades no risco baixo, o governador frisou que é preciso atenção, pois a positividade dos testes de covid realizados seguem aumentando.
"Estamos com mais de 20% de positividade, já chegamos a 11%. O Sul do Estado está praticamente com 30%. A intenção em UTI, no Sul do Estado, cresceu nessas últimas duas ou três semanas. A taxa de transmissão, o RT, continua acima de 1, ou seja, uma pessoa passa [a covid] para mais de uma pessoa. Estamos preocupados com essa taxa de transmissão", alertou Casagrande.
Comentários