Maioria faz teste mesmo sem sintomas de Covid-19
Escute essa reportagem

Para viver com segurança o “novo normal”, imposto pela pandemia, algumas pessoas que não estão apresentando sintomas do novo coronavírus têm buscado fazer testes, a fim de terem certeza de que estão saudáveis. Elas correspondem a 80% em um dos pontos de testes da Grande Vitória.
A empresária Ingrid Cristine da Silva Holz, de 28 anos, foi uma das pessoas que fizeram o exame sem ter apresentado sintoma. Ela fez o teste rápido ontem, porque voltou a trabalhar e quer saber se já teve contato com o vírus da Covid-19.
“Fiz o teste para a minha segurança, a dos meus amigos e a dos clientes com os quais trabalho. Também moro com meus pais e a minha mãe é do grupo de risco. Foi bastante prático fazê-lo”.
A maioria das pessoas assintomáticas procura pelos testes rápidos e sorológicos, que estão disponíveis. Mas, os especialistas recomendam o sorológico para pessoas sem sintomas, porque ele tem maior eficácia que o teste rápido e está em uma faixa próxima de valor.
Para o farmacêutico e bioquímico do laboratório Labortel, Frederico Miranda de Paiva, com o comércio voltando ao funcionamento, a testagem torna-se ainda mais importante. “Com o grande número de pessoas assintomáticas, é interessante saber se elas adquiriram a imunidade esperada”, disse.
De acordo com o responsável pelo laboratório Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, é necessário que pessoas sem sintomas façam o teste para formar ambientes de controle.
“Hoje, o erro está sendo exatamente querer fazer o teste somente quando há sintomas. Isso porque, até a pessoa senti-los, pode estar transmitindo o vírus e infectando outros indivíduos, inclusive aqueles do grupo de risco. Esse cuidado e essa consciência têm que existir”, afirmou.
De acordo com o coordenador médico do laboratório Teste Covid Brasil, Thanguy Friço, a maioria dos indivíduos que já apresenta sintomas vai direto para o pronto-socorro. Ele acrescentou que o teste molecular é mais indicado para pessoas com sintomas do terceiro ao 10º dia.
“Parece que as pessoas perderam um pouco o medo de fazer o teste, tem bastante gente procurando os exames para saber se teve ou não a doença”, disse.
Indicações diferentes para cada exame
Testes sorológicos rápidos
- O Teste Sorológico Qualitativo Rápido é um exame de sangue para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM.
- Usa uma amostra de sangue da pessoa para detectar os anticorpos.
- É indicado para pacientes que desejam saber se já tiveram o vírus.
- Utiliza uma metodologia chamada de imunocromatográfica.
- Geralmente, costumam ser menos sensíveis que os testes sorológicos.
Testes sorológicos
- O Teste Sorológico Quantitativo IgG e IgM é um exame para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM.
- É indicado para pacientes com histórico gripal recente que deseje saber seu estado imunológico.
- Normalmente, testes sorológicos são realizados por equipamentos automatizados.
Testes moleculares
- O Teste Molecular é um exame para a detecção do antígeno.
- No caso do CT-PCR, um dos mais comuns e considerado padrão ouro no diagnóstico da Covid-19, detecta o ácido ribonucleico (RNA) viral.
- É Indicado para pacientes com sintomas do 3º ao 10º dia.
- A Coleta é realizada através da secreção do nariz e da garganta.
- Apenas os testes de antígeno podem ser usados para o diagnóstico da doença.
Fonte: Especialistas consultados e pesquisa A Tribuna.
Comentários