Madrugada na fila à espera da segunda dose da Coronavac no Norte do Estado
Escute essa reportagem
Na expectativa de completarem a imunização contra a Covid-19, com a segunda dose da vacina Coronavac, moradores de algumas regiões de Aracruz formaram longas filas na madrugada de ontem em pelo menos quatro postos de saúde da cidade. Algumas pessoas passaram a noite inteira à espera da vacina.

O episódio aconteceu após a prefeitura ter divulgado nas redes oficiais do município que a vacinação da segunda dose da Coronavac para idosos acima de 65 anos teria início na manhã de ontem, a partir das 7 horas.
Com a notícia, moradores formaram filas já no início da madrugada de ontem para acabar com o atraso da imunização.
No distrito de Guaraná, a primeira a chegar na unidade de saúde, à meia-noite, foi a dona de casa Cleonice de Souza Viana, de 68 anos.
“Ficamos até 7 horas na fila, mas fui a primeira a ser vacinada. Durante a noite não dormi e fiquei conversando com pessoas na fila. Era para eu ter tomado a segunda dose no dia 30 de abril, mas graças a Deus agora estou tranquila”.

Quem também chegou de madrugada para enfrentar a fila foi a trabalhadora rural Elenice Tessarolo, que foi acompanhar o pai, de 68 anos, que estava com a segunda dose atrasada. Segundo ela, havia cerca de 100 pessoas na fila.
“Cheguei com meu pai por volta das 5 horas. Meu pai deveria ter recebido a segunda dose no dia 6 de maio. A própria população se organizou e foram distribuindo senhas. Por volta das 6h20 os funcionários do posto começaram a distribuir as senhas deles”, revelou.
Na unidade de Saúde de Guaxindiba, também em Aracruz, a cena foi a mesma durante a madrugada. O representante comercial Evandro Cravo Casotti, 34, contou que fez um vídeo, às 3h30, de ontem, onde era possível ver muitas pessoas com cobertor e em pé. “Pela manhã, passei de novo e a fila continuava”.
Em nota, a Prefeitura de Aracruz informou que as doses foram distribuídas para todas as unidades de saúde. Além disso, afirmou que os cidadãos devem procurar o serviço de saúde a partir das 7 horas, quando inicia a aplicação, e que não solicita que nenhum morador vá para a fila de madrugada.
A Secretaria de Saúde também informou que, de acordo com o governo do Estado, ainda nesta semana devem chegar mais doses do imunizante. Essas doses serão distribuídas para todas as unidades de saúde, que entrarão em contato com os cidadãos para que sejam vacinados.
Comentários