X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Exercício físico ajuda na eficácia da vacina contra a covid


Imagem ilustrativa da imagem Exercício físico ajuda na eficácia da vacina contra a covid
Atividade física: benefícios |  Foto: Leone Iglesias/AT

Já são comprovados os benefícios da atividade física para o corpo: ela reduz o risco de um acidente vascular cerebral (AVC), de diabetes, além de controlar o peso e ajudar na circulação sanguínea, por exemplo.

Agora, um novo estudo mostra que a prática de exercícios ajuda na eficácia da vacina. Essa é a conclusão de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) com 1.095 voluntários.

Do total de participantes, 898 são pacientes imunossuprimidos (têm doenças autoimunes), sendo que 494 foram classificados como ativos, e 404, inativos. Também participaram 197 voluntários sem doença autoimune: 128 ativos e 69 inativos.

De acordo com o professor da Faculdade de Medicina da USP e primeiro autor do artigo, Bruno Gualano, os participantes que se mantinham ativos por, ao menos, 150 minutos na semana apresentaram uma resposta vacinal maior.

A partir de testes laboratoriais, a pesquisa avaliou nos participantes ativos uma maior produção total de anticorpos (IgG total) contra o novo coronavírus e a quantidade de anticorpos neutralizantes (NAb), que impedem o vírus de entrar nas células humanas.

“Nosso estudo mostra que temos uma ferramenta (atividade física) que pode ser oferecida às pessoas, podendo trazer muitos benefícios. Sabemos que quem faz atividade física tem menor chance, possivelmente, de infecção, de internação e mortalidade pela covid-19. Agora, o estudo mostra que quem é ativo, responde melhor à vacinação”, afirma o professor.

Todos os participantes, segundo Gualano, foram imunizados com a Coronavac entre fevereiro e março deste ano.

O pesquisador explicou que os participantes foram interrogados sobre atividades físicas de vários domínios, como as realizadas em casa (limpar a casa), de deslocamento (andar a pé), no trabalho, e lazer (caminhada, corrida), além de serem questionados sobre o tempo que ficavam inativos.

Segundo a médica Talita Fernandes, a atividade física moderada tem efeito direto nas células de defesas, que, no caso, são os linfócitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: