X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Europa aprova vacina anti-Covid da Janssen, que precisa de apenas uma dose


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou nesta quinta (11) a aprovação da vacina contra Covid-19 fabricada pela Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson). Segundo o órgão, o imunizante é seguro e eficaz para adultos a partir de 18 anos.

Quarta vacina a receber a aprovação da EMA -depois de Pfizer/BioNTech, Moderna e Oxford/AstraZeneca–, a da Janssen tem sobre as outras a vantagem de oferecer proteção com apenas uma dose.

Sua administração também é mais fácil e barata porque ela pode ser conservada em temperaturas de refrigeradores comuns -produtos como os da Pfizer e da Moderna exigem supercongeladores.

O imunizante apresentou eficácia de 72% nos testes e foi aprovado no final de fevereiro pela agência regulatória americana.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta (10) um projeto de lei que possibilita sua compra pelo governo federal. A Janssen ainda não entrou com pedido de uso emergencial nem de registro na agência regulatória brasileira (Anvisa), de acordo com tabela atualizada no final da semana passada , mas a aprovação pelos reguladores americano e europeu pode acelerar esse processo.

Na Europa, a expectativa é que a Comissão Europeia (Poder Executivo da UE) autorize seu uso após a recomendação da EMA. O bloco europeu contratou 200 milhões de doses da vacina e tem opção de compra de outros 200 milhões, mas não deve receber remessas antes de abril.

Até agora, a UE recebeu no total 55,6 milhões de doses das vacinas já aprovadas, número que a Comissão espera elevar a 100 milhões no próximo mês, numa tentativa de reverter problemas de fornecimento que atrasaram suas campanhas de imunização.

A AstraZeneca entregou apenas 10% do que havia prometido, e vários países do bloco limitaram inicialmente sua aplicação por considerar que faltavam dados sobre seu efeito em idosos.

Nos últimos dois dias, Dinamarca, Áustria, Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo suspenderam temporariamente o uso das vacinas da AstraZeneca para investigar efeitos colaterais.

Moderna e Pfizer também cortaram as remessas contratadas pela UE, mas a primeira afirma que cumprirá a entrega de 10 milhões de doses até o fim deste mês e a segunda anunciou que vai antecipar o fornecimento de 9 milhões de doses.
No total, a UE espera receber até o fim do semestre 570 milhões de doses: 300 milhões da Pfizer, 35 milhões da Moderna, 180 milhões da AstraZeneca e 55 milhões da Janssen.
A Comissão também fez acordos com a Curevax e a Novavax -cujas vacinas estão no momento em processo de revisão contínua pela EMA- e co m a Valneva e a Sanofi.
A EMA também está avaliando em revisão contínua a vacina russa Sputnik V.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: