Estado tem redução de 33% nas mortes entre pacientes de Covid com mais de 80 anos
Escute essa reportagem

"Como resultado da vacinação (contra a Covid-19), nós reconhecemos que já há uma redução de 33% nos óbitos hospitalares na população com mais de 80 anos no nosso Estado". Essa fala foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa sobre o avanço da doença no Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (16).
De acordo com Nésio, esse resultado surgiu da comparação dos dados a partir do dia 1° de fevereiro deste ano com os dados do mesmo período em 2020.
Na mesma coletiva, o secretário ainda reforçou que a estratégia de expansão de leitos, em parceria com a iniciativa privada, vai continuar até maio deste ano, mesmo que haja uma queda considerável no número de internações durante a pandemia.
"Em São Mateus estamos construindo e equipando, uma unidade acoplada ao Hospital Roberto Silvares. Essa unidade poderá comportar 60 leitos de enfermaria e outras expansões estão previstas para este mês (de abril) e poderão ser prolongadas até o mês de maio", afirmou Nésio.
Internação de pacientes jovens aumenta
O índice de pessoas com idade entre 18 e 44 anos, internados em leitos de UTI no Estado, praticamente dobrou nos últimos dias em relação a outros momentos da pandemia. A internação deste público corresponde hoje a 15 ou 16% da ocupação dos leitos de UTI. Esta taxa, fora desta chamada "segunda onda" da doença, girava em torno de 8 a 9%.
Ainda assim, o secretário Nésio Fernandes analisou que a situação no Espírito Santo é melhor do que em outros Estados, onde a proporção de pessoas internadas - com idade entre 18 e 44 anos -, chega a 38%.
Comentários