Estado tem primeiro caso de preso com diagnóstico de coronavírus
Escute essa reportagem

O primeiro caso de preso com coronavírus foi registrado no sistema carcerário do Espírito Santo. A informação foi passada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), nesta segunda-feira (20). A pasta informou ainda que oito servidores também estão com a covid-19.
De acordo com a nota da Sejus, o interno, que a idade nem o local onde cumpre pena informados, havia sido afastado dos demais detentos assim que apresentou sintomas gripais.
Em seguida, recebeu atendimento médico, onde foi constatada a necessidade de submetê-lo ao teste de covid-19, que deu positivo para a doença.
A Sejus informou que o estado de saúde do preso é considerado estável. “Apresenta sintomas leves. Ele permanece em tratamento na unidade de referência de saúde da Sejus”, informou a nota.
Além disso, a pasta ainda comunicou que há oito servidores que com o coronavírus. De acordo com a Sejus, alguns deles estavam de férias enquanto que outros se afastaram ao apresentarem os primeiros sintomas.
“A secretaria enfatiza que oferta serviços de saúde de atenção básica em todas as unidades prisionais do Estado e que todos os casos suspeitos passam por avaliação clínica, com a realização de exames laboratoriais e o devido encaminhamento aos centros de referência, quando necessário”, disse a Sejus.
A secretaria informou que celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades prisionais do Estado como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção do novo coronavírus.
Além disso, ressalta que todos os profissionais que estiverem envolvidos na escolta de presos com suspeita de infecção utilizam máscara cirúrgica e luvas durante todo o deslocamento. “É realizada a limpeza e desinfecção das superfícies internas do veículo após a realização do transporte.”
Comentários