Estado recebe 106.200 doses de vacina e vai concluir imunização de idosos acima de 60 anos
Escute essa reportagem

Mais uma remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 foi recebida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (29). O novo lote contém 106.200 imunizantes e será usado para finalizar a primeira dose de idosos de 60 a 64 anos e iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e pessoas com deficiência.
Além disso, um quantitativo desses imunizantes também será utilizado para a aplicação da segunda dose em idosos de 70 a 74 anos, que foram vacinados com a Coronavac.
O novo lote de vacinas foi recebido na manhã desta quinta, no Aeroporto de Vitória. Essa é a 15ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde e está dividida em 104 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 2.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).
Em relação às segundas doses, a Sesa informa que será feito o envio de 3% das doses da Coronavac ao público de 70 a 74 anos, com 2.600 doses. A essas doses somam-se um quantitativo de 400 doses da reserva técnica do Estado, que era de 500 doses.
"O envio de parte da reserva técnica aos municípios se faz uma vez que o Ministério da Saúde garantiu a regularização da distribuição da Coronavac aos estados na próxima semana", explicou.
De acordo com a pasta, será feito ainda o envio de imunizantes para primeira dose de idosos de 60 a 64 anos, de forma a totalizar 100% de primeiras doses a este público.
Os municípios vão receber também 24% das doses para 85 a 89 anos, totalizando 100% da segunda dose deste público, e 50% de doses ao público de 80 a 84 anos, ambos de doses Covishield.
Também será enviadas às cidades mais um quantitativo da reserva técnica das doses da Covishield para trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento (1.084 doses) e para trabalhadores da educação (7.334 doses).
Com o novo lote, será aberta a vacinação de mais um grupo prioritário no Estado, como o governador Renato Casagrande anunciou nesta semana.
Pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente terão a vacinação iniciada. Esses cidadãos tem uma população estimada de 598.246 pessoas, segundo o Ministério da Saúde.
"Serão encaminhadas 6,1% de doses para a primeira dose referentes ao público de comorbidades (população total estimada de 401.670 pessoas); 4,7% de doses a deficientes (população total estimada de 148.611); e 10% de doses às gestantes e puérperas (população total estimada de 47.965)", informou a Sesa.
A estratégia para a imunização deste grupo será definida por meio de pactuação entre Estado e municípios, em Comissão Intergestores Bipartite.
As doses foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição começou na tarde desta quinta-feira (29) para os municípios da Região Metropolitana, e nesta sexta-feira (30), pela manhã, ocorrerá para as regionais de saúde Norte, Sul e Central.
Estado pede doses complementares da Coronavac ao governo federal
O Estado também realizou, nessa segunda-feira (26), uma solicitação, junto ao Ministério da Saúde, para o envio de doses complementares do imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), com objetivo de dar continuidade à vacinação das segundas doses, diante do cenário de escassez de vacinas. A Sesa esclarece que aguarda resposta por parte do órgão federal.
Não havendo a possibilidade do recebimento das doses adicionais, a Secretaria reforça a orientação à população de que fazer a segunda dose após os 28 dias não compromete a resposta à vacina.
Comentários