Estado pode ter nesta semana menor número de casos e de mortes por Covid
Escute essa reportagem
O Estado pode atingir nesta semana o ponto de cava na pandemia, momento onde é registrado o menor número de novos casos e óbitos em decorrência da Covid-19.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o Espírito Santo está em uma etapa de recuperação da última onda de casos.

"Vivemos a semana epidemiológica 29. Estamos em uma etapa de recuperação da última onda de casos, o número de internações e de óbitos no Estado se consolida. Devemos alcançar o ponto de cava, o momento onde encontramos o menor número de casos e óbitos", comentou.
Nésio lembra que, em outubro de 2020, o Estado alcançou o ponto de cava entre a primeira e a segunda onda de casos da doença. O secretário confia que é possível alcançar nesta semana um indicador menor ou igual ao encontrado na fase de recuperação da primeira onda.
"Nós tivemos 567 casos identificados no melhor momento da pandemia no ano passado e já obtemos agora 615 casos, então podemos alcançar ainda nesta semana. Temos uma média móvel de óbitos de 9,86, quando no melhor momento na fase de recuperação do ano passado alcançamos 8,57 óbitos na média móvel de 14 dias", explicou Nésio.
O secretário comenta ainda que, para impedir novas ondas de casos, é necessário consolidar medidas de segurança, como a ampla testagem e vacinação em massa.
"Compreendemos que o Estado precisa vacinar a população de forma ampla e plena com a primeira aplicação das vacinas e, sempre quando a ampla disponibilidade de doses for alcançada, podemos antecipar em algumas semanas a vacina da AstraZeneca e da Pfizer", completou.
Comentários