Estado espera que número de internados por Covid caia pela metade
Escute essa reportagem

O avanço da vacinação no Estado já começa a refletir em uma redução no número de internações pela Covid-19 no Estado. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a expectativa é de que, até o final de agosto, o número de internados caia mais da metade.
Pelo Painel de Ocupação de Leitos do governo do Estado, 426 pessoas estavam internadas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponibilizados pela rede pública.
A expectativa, segundo o secretário, é de em seis semanas chegar a ter cerca de 150 pessoas internadas em UTIs.
“No Estado, 72,91% dos pacientes confirmados com a Covid-19 têm mais de 30 anos. Com a vacinação alcançando essa população, o Estado poderá ter resultado importantíssimo na redução da mortalidade e de internações”.
Ele reforçou que essa redução será sentida ao longo das próximas seis semanas, com uma consolidação da queda de internações.
O secretário ainda frisou que a queda de internações, casos e mortes no País é resultado da cobertura da primeira dose, já que a maior parte das vacinas disponíveis já têm resultados superiores a 50% ou 60% com uma aplicação.
Comemoração
Ontem, em dois momentos, o governador Renato Casagrande, comemorou o avanço da imunização contra a Covid-19 no Estado.
“Alcançamos a marca de 60% da população capixaba adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Motivo de alegria e de esperança de que dias melhores virão”, escreveu em uma de suas redes sociais. Ao todo, 3.044.542 de pessoas no Estado têm mais de 18 anos.
Casagrande também voltou a falar sobre o assunto durante ato simbólico da vacinação dos profissionais da limpeza urbana e de resíduos sólidos.
Ele destacou que é importante que quem está recebendo a vacina mantenha todos os protocolos de segurança. “Ainda estamos perdendo muitas pessoas por dia e precisamos continuar nos cuidando.
Atingimos 60% da população adulta com a primeira dose e mais de 22% da população adulta já foi completamente imunizada”.
Nésio Fernandes enfatizou que o Estado deve alcançar no mês de setembro toda a população com mais de 18 anos com a primeira dose das vacinas. “Podemos trabalhar um cenário de consolidação do controle da pandemia”, disse.
Comentários