Estado deve receber novo lote com 40 mil doses de Coronavac
Escute essa reportagem

O Espírito Santo deve receber cerca de 40 mil doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, ainda nesta semana. A informação foi divulgada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (10).
Um novo lote de 2 milhões de doses da vacina foi entregue na manhã desta segunda (10) ao Ministério da Saúde.
De acordo com Reblin, o Ministério da Saúde ainda não informou quantas doses desse lote vão ser enviadas para o Estado. No entanto, ele explicou que o ministério costuma encaminhar 2% da quantidade total, que é equivalente a 40 mil doses do imunizante. No último sábado (8), o Estado recebeu 20 mil doses.
Na última quinta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no instituto Butantan, prejudicou a distribuição das segundas doses em todo território brasileiro.
Agora, para conseguir finalizar a imunização das pessoas que estão com a aplicação da segunda dose atrasada, o Estado precisa de um total de 87.749 doses da vacina. Por isso, mesmo que o Ministério da Saúde envie as 40 mil doses nesta semana, 27.749 pessoas ainda vão continuar com atraso na aplicação do imunizante.
Pfizer
O Espírito Santo também vai receber 23.400 doses da vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech.
As doses do imunizante devem ser utilizadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência, de acordo com determinação do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde informou que vai começar a distribuir as 1,12 milhão de doses para os Estados por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir desta segunda-feira (10). A remessa faz parte de um acordo entre a pasta e a farmacêutica, que ainda prevê a entrega de 100 milhões de vacina.
Por conta de logísticas de distribuição e armazenamento, a pasta orienta que à princípio a aplicação da vacina da Pfizer seja feita apenas em unidades de saúde da Capital.
Comentários