X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado deve receber novo lote com 40 mil doses de Coronavac


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estado deve receber novo lote com 40 mil doses de Coronavac
|  Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Espírito Santo deve receber cerca de 40 mil doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, ainda nesta semana. A informação foi divulgada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (10).

Um novo lote de 2 milhões de doses da vacina foi entregue na manhã desta segunda (10) ao Ministério da Saúde. 

De acordo com Reblin, o Ministério da Saúde ainda não informou quantas doses desse lote vão ser enviadas  para o Estado. No entanto, ele explicou que o ministério costuma encaminhar 2% da quantidade total, que é equivalente a 40 mil doses do imunizante. No último sábado (8), o Estado recebeu 20 mil doses.

Na última quinta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no instituto Butantan, prejudicou a distribuição das segundas doses em todo território brasileiro.

Agora, para conseguir finalizar a imunização das pessoas que estão com a aplicação da segunda dose atrasada, o Estado precisa de um total de 87.749 doses da vacina. Por isso, mesmo que o Ministério da Saúde envie as 40 mil doses nesta semana, 27.749 pessoas ainda vão continuar com atraso na aplicação do imunizante. 

Pfizer

O Espírito Santo também vai receber 23.400 doses da vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech.

As doses do imunizante devem ser utilizadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência, de acordo com determinação do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde informou que vai começar a distribuir as 1,12 milhão de doses para os Estados por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir desta segunda-feira (10). A remessa faz parte de um acordo entre a pasta e a farmacêutica, que ainda prevê a entrega de 100 milhões de vacina.

Por conta de logísticas de distribuição e armazenamento, a pasta orienta que à princípio a aplicação da vacina da Pfizer seja feita apenas em unidades de saúde da Capital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: