ES vive sexta onda da covid-19 com crescimento exponencial de casos
Em duas semanas, os casos de covid cresceram 156% no Espírito Santo
Escute essa reportagem
Com mais de 8 mil casos registrados nas últimas semanas, o Espírito Santo vive a sexta onda da covid-19, desde o início da pandemia em março de 2020. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde em exercício, Tadeu Marino. De acordo com ele, no intervalo de duas semanas o número de registros de infecções pelo coronavírus cresceu 156% nos municípios capixabas.
Durante coletiva de imprensa, transmitida pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (18), o secretário afirmou que o Estado vive um aumento exponencial de casos da doença.
Apenas em 2022, essa é a terceira onda da covid no Espírito Santo, conforme Marino.
Segundo ele, na semana epidemiológica 44, que ocorreu entre o final de outubro e o começo de novembro, o número de notificações de covid-19 era de 3.150. De lá até nesta sexta-feira, quando o Estado vive a 46ª semana epidemiológica, a quantidade de casos registrados saltou para 8.450.
"Isso representa um aumento da semana 44 para a 46 de 156% nos casos de covid. É um crescimento exponencial. Chegamos a notificar na noite de quarta-feira cerca de 1.000 casos. Antes da semana 44, notificávamos entre 40 e 60 casos de covid", afirmou Marino.
Atualmente, 51 pacientes estão internados em hospitais por conta da doença, sendo 46 em enfermarias e cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que foram seis mortes registradas pela doença no Espírito Santo. Até o momento, em novembro, foram três mortes.
Aumento de testes e resultados positivos
Esse aumento de casos reflete ainda na maior procura por testes. O secretário informa que o Laboratório Central do Estado (Lacen-ES) recebia 40 amostras de RT-PCR, por dia. Esse número agora é de 250 amostras diárias.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, revela que há aumento na positividade dos testes. A taxa de exames como resultado positivo para covid passou de 1,6% para 14,1% no Lacen.
"No teste de antígeno (teste rápido) tínhamos 18,6% de positividade. Esta semana, estamos com 29,6% e hoje (sexta,18) é de 31% na parte da manhã", revelou Reblin.
Vacina
O secretário de Saúde em exercício, Tadeu Marino, fez um apelo para que as pessoas, que estão com o esquema vacinal incompleto, busquem os postos de vacinação para colocar a imunização em dia.
Segundo ele, mais de 1,7 milhão de pessoas no Espírito Santo ainda precisam completar o esquema vacinal. Cerca de 700 mil dessas pessoas não tomaram a segunda dose da vacina.
O secretário também lembrou que o uso de máscara segue obrigatório nos estabelecimentos de saúde e recomendado para locais fechados.
Leia também: Ufes volta a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados
Espírito Santo vai ter Dia D da vacinação contra covid no final do mês
Covid: ES recebe primeiro lote de vacinas para bebês maiores de seis meses
Comentários