X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

ES vive sexta onda da covid-19 com crescimento exponencial de casos

Em duas semanas, os casos de covid cresceram 156% no Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem ES vive sexta onda da covid-19 com crescimento exponencial de casos
Teste rápido para covid-19: aumento de casos no Espírito Santo |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com mais de 8 mil casos registrados nas últimas semanas, o Espírito Santo vive a sexta onda da covid-19, desde o início da pandemia em março de 2020. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde em exercício, Tadeu Marino. De acordo com ele, no intervalo de duas semanas o número de registros de infecções pelo coronavírus cresceu 156% nos municípios capixabas. 

Durante coletiva de imprensa, transmitida pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (18), o secretário afirmou que o Estado vive um aumento exponencial de casos da doença. 

Apenas em 2022, essa é a terceira onda da covid no Espírito Santo, conforme Marino.

Segundo ele, na semana epidemiológica 44, que ocorreu entre o final de outubro e o começo de novembro, o número de notificações de covid-19 era de 3.150. De lá até nesta sexta-feira, quando o Estado vive a 46ª semana epidemiológica, a quantidade de casos registrados saltou para 8.450. 

"Isso representa um aumento da semana 44 para a 46 de 156% nos casos de covid. É um crescimento exponencial. Chegamos a notificar na noite de quarta-feira cerca de 1.000 casos. Antes da semana 44, notificávamos entre 40 e 60 casos de covid", afirmou Marino. 

Atualmente, 51 pacientes estão internados em hospitais por conta da doença, sendo 46 em enfermarias e cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que foram seis mortes registradas pela doença no Espírito Santo. Até o momento, em novembro, foram três mortes. 

Aumento de testes e resultados positivos

Esse aumento de casos reflete ainda na maior procura por testes. O secretário informa que o Laboratório Central do Estado (Lacen-ES) recebia 40 amostras de RT-PCR, por dia. Esse número agora é de 250 amostras diárias. 

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, revela que há aumento na positividade dos testes. A taxa de exames como resultado positivo para covid passou de 1,6% para 14,1% no Lacen.  

"No teste de antígeno (teste rápido) tínhamos 18,6% de positividade.  Esta semana, estamos com 29,6% e hoje (sexta,18) é de 31% na parte da manhã", revelou Reblin.

Imagem ilustrativa da imagem ES vive sexta onda da covid-19 com crescimento exponencial de casos
Subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o secretário em exercício Tadeu Marino |  Foto: Divulgação / Sesa

Vacina

O secretário de Saúde em exercício, Tadeu Marino, fez um apelo para que as pessoas, que estão com o esquema vacinal incompleto, busquem os postos de vacinação para colocar a imunização em dia. 

Segundo ele, mais de 1,7 milhão de pessoas no Espírito Santo ainda precisam completar o esquema vacinal. Cerca de 700 mil dessas pessoas não tomaram a segunda dose da vacina. 

O secretário também lembrou que o uso de máscara segue obrigatório nos estabelecimentos de saúde e recomendado para locais fechados. 

Leia também: Ufes volta a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados

Espírito Santo vai ter Dia D da vacinação contra covid no final do mês

Covid: ES recebe primeiro lote de vacinas para bebês maiores de seis meses

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: