X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novembro já tem recorde de casos de covid no ES

Estado registrou 830 casos da doença nos primeiros nove dias de novembro e postos têm nova corrida por vacinas


Ouvir

Escute essa reportagem

Nos primeiros nove dias de novembro foram registrados 830 casos de covid-19 no Espírito Santo.  Esse número  já é superior ao registrado em todo o mês de outubro, quando  o total de casos chegou a 717. 

A informação consta no Painel Covid-19, plataforma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O aumento de casos acontece em paralelo ao surgimento da subvariante ômicron BQ.1 no Espírito Santo. 

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso Amaral, esse fator pode ter influenciado no aumento de casos.

“Ainda estamos analisando as possibilidades. Já identificamos uma pessoa com essa subvariante na Região Metropolitana. Vamos acompanhar para ver se a BQ.1 terá muito impacto no Estado”, disse.

O maior desafio da Sesa, segundo Orlei, é que as pessoas completem os esquemas de vacinação. “É importante deixar claro que quando a pessoa se vacina, o risco de desenvolver a doença de forma grave é menor”, ressaltou.

Com o aumento dos casos, alguns  postos de saúde da Grande Vitória já registraram salto na procura pelas vacinas. Em  Vitória, a procura pelas doses de reforço aumentou nos últimos dias.

Para a infectologista Ana Carolina D'Ettorres, é possível  enfrentar a situação atual como um alerta. 

“Precisamos ter prudência neste momento para não retroceder na situação epidemiológica. Temos condições de adotar medidas para não haver uma nova onda de casos”, afirmou.

Ainda segundo a infectologista, a covid-19 persistirá na sociedade por mais tempo. “É uma doença endêmica, portanto é importante não se esquecer das medidas comportamentais de proteção, como a própria vacinação”, explicou.

Já a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, afirmou que é fundamental que, nesse momento de uma nova subvariante, as pessoas busquem realizar testes rápidos. “Desta forma, é possível que tenhamos controle sobre a situação”, destacou.

Apesar do aumento de casos, o Estado  não registrou óbitos neste mês. Em outubro, seis pessoas morreram  por complicações da covid. O secretário da Saúde, Nésio Fernandes, disse que dentre as seis pessoas, cinco  não haviam se vacinado com nenhuma dose.

VACINA EM DIA

Quarta dose e um alerta

Imagem ilustrativa da imagem Novembro já tem recorde de casos de covid no ES
Wellington José Leite atualizando o seu esquema vacinal. |  Foto: Leone Iglesias/AT

O montador de móveis Wellington José Leite, 35 anos, se dirigiu ao posto de saúde de Morada de Santa Fé, em Cariacica, para atualizar o seu esquema vacinal. A responsável por aplicar a  4ª dose da vacina contra a covid-19  foi a enfermeira Lucy Gomes, 44. 

No momento da vacina, Wellington aproveitou para fazer um alerta à população. “É  importante que as pessoas procurem se vacinar, ainda mais nesse período em que os casos estão aumentando pelo Estado”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: