X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Coronavírus

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Covid: Idosos e profissionais da saúde ficam sem segunda dose em Guarapari

foto autor
27/04/2021 - 16:19

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Covid: Idosos e profissionais da saúde ficam sem segunda dose em Guarapari
|  Foto: Roberta Bourguignon/AT

Parte dos idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde de Guarapari, que estavam programados para tomar a segunda dose da vacina CoronaVac, ficaram sem o imunizante. É que as doses disponíveis não foram suficientes para atender toda a demanda e quem chegou tarde acabou tendo que voltar para casa sem tomar a dose.

Uma fisioterapeuta, que preferiu não ter o nome divulgado por medo de perseguição, conta que chegou em um dos locais de vacinação, na Escola Ana Rocha Lyra, em Muquiçaba, um pouco antes das 8 horas da manhã, e conseguiu a senha 520 para imunização.

Após 5 horas aguardando na fila, ainda tinha 100 pessoas na frente dela para ser atendida. “Eu achei um absurdo ver toda essa aglomeração para aguardar a vacinação. O Governo decretou lockdown para diminuir a circulação nas ruas, e ver esse monte de gente aglomerado é um absurdo. Precisam organizar o agendamento para isso”, declarou a fisioterapeuta.

E teve quem chegou às 11 horas e já não conseguiu senha para a segunda dose. “Ontem eu vi nas redes sociais a prefeitura dizendo que não precisávamos chegar cedo porque tinha dose para todos. Fui cedo no banco resolver o que eu precisava, e agora chego aqui e não encontro mais vacina. É um absurdo ver que antes a segunda dose estava garantida, e eu cheguei depois e não tinha mais. Fora essa bagunça do pessoal aqui no sol, do lado de fora, esperando na fila”, disse o aposento Jorge dos Santos, de 73 anos.

A prefeitura esclareceu que houve uma significativa diminuição no envio de doses da vacina CoronaVac distribuídas aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde. Por isso, nesta terça-feira (27), em alguns locais de aplicação da segunda dose todas as senhas foram distribuídas e não há mais vacina reserva.

Sem doses, a prefeitura informou que, nesta quarta-feira (28), a vacinação de segunda dose estará suspensa, pois o município terá que aguardar a chegada de novo lote de D2.

“O motivo dessa demora para chegada das novas doses de CoronaVac é a falta de insumos no instituto Butantan. A produção deverá ser restabelecida nas próximas semanas. Diante disso, a disponibilidade do imunizante para a segunda dose deve diminuir nos próximos dias”, disse a prefeitura.

E declarou que assim que novas doses estiverem disponíveis no município o esquema de vacinação deverá ser completado. “Informamos ainda que de acordo com a nota do Ministério da Saúde, o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose da CoronaVac não afeta a resposta imunológica”, finalizou a prefeitura.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso