Covid: Estado vai receber 50 mil doses de vacina da Janssen
Escute essa reportagem

A campanha de imunização contra a Covid-19 no Espírito Santo vai passar a contar com mais uma opção de vacina. Na próxima semana, o Estado deve receber do Ministério da Saúde cerca de 50 mil doses do imunizante produzido pelo laboratório Janssen.
Essa vacina é aplicada em dose única e a previsão é que o primeiro lote com cerca de 3 milhões de vacinas chegue ao Brasil até o começo da próxima semana.
A vacina da Janssen é aplicada em dose única e mostrou nos estudos clínicos da fase 3, testes com voluntários, eficácia de 85,4% para evitar casos graves da doença e de 66% para casos moderados a graves da doença em um intervalo de 28 dias após a aplicação.
No entanto, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, disse que as vacinas que vão chegar ao Brasil têm prazo de validade até 27 de junho.
No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afasta a possibilidade de perda de doses por conta do prazo de validade.
"A logística para a distribuição do imunizante no Estado será definida nos próximos dias, e a previsão é que todas as doses sejam aplicadas em um único dia. Todas as definições sobre distribuição e aplicação das doses serão definidas e anunciadas nos próximos dias", informou em nota.
Atualmente, a campanha de vacinação contra a Covid-19 no País conta com a utilização das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. O intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose desses imunizantes varia de 28 dias (no caso da Coronavac) e 12 semanas (AstraZeneca e Pfizer).
LEIA MAIS:
Como funciona a vacina dose única que o Estado vai usar contra Covid
Comentários