X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cloroquina é usada em casos graves no Estado desde o início, diz secretário


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cloroquina é usada em casos graves no Estado desde o início, diz secretário
|  Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, voltou a falar sobre o uso da cloroquina em pacientes com sintomas leves causados pela covid-19. O medicamento é tema de discussão nacional, apesar da falta de exames científicos que comprovem sua eficácia contra a doença.

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18), para apresentação dos dados sobre o inquérito sorológico, o secretário ressaltou que a cloroquina (associada a azitromicina) já é utilizada em casos específicos desde o início da pandemia. Sua prescrição, no entanto, é avaliada pelo médico responsável.

“O Estado possui indicação da cloroquina para pacientes internados em UTI ou em unidades hospitalares. Se houver indicação de gravidade, usa a cloroquina. Mas não há evidências científicas para pacientes leves. Este não é um assunto para polarização política”, afirmou.

Nésio Fernandes, que é médico, explicou que há casos dos pacientes que irão contrair a doença mas não apresentarão sintomas e reafirmou que, quando houver evidência científica, o medicamento será utilizado.

“No momento em que houver evidência científica do uso seguro, nós iremos adotar. Seja a cloroquina ou qualquer outro antibiótico ou antiviral. O Espírito Santo adota como regra a ciência e o respeito a vida, para tomar qualquer decisão”, ressaltou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: