Casos de covid crescem 5 vezes e espera para teste leva até 4 horas
Com mais de mil casos confirmados, em 24 horas, o secretário da Saúde diz que a variante ômicron já é dominante no Estado
Escute essa reportagem

Depois de três meses em queda, o Espírito Santo voltou a registrar nesta quinta-feira (6) mais de mil casos confirmados de covid-19 em um intervalo de 24 horas, alcançando um crescimento cinco vezes maior se comparado com o mês passado.
Nas primeiras semanas de dezembro, a média era de pouco mais de 200 casos por dia. Nesta quinta (6), o Painel Covid trazia 1.202 casos de infecções e seis mortes confirmadas nas últimas 24 horas.
Enquanto os números de contágio voltam a subir, as filas de testagem também chamam a atenção. Nesta quinta (6), o tempo de espera por teste durou até quatro horas em alguns pontos.
A médica veterinária Aline Wandekolken Helmer, de 28 anos, chegou ao Terminal de Laranjeiras, na Serra, às 13h50.
“Apesar de ter esperado por quatro horas, fiquei feliz pelo serviço que está sendo prestado à população gratuitamente e com teste para todos em grande quantidade”.

Ao final do teste, veio o alívio: seu resultado deu negativo para covid. “Eu tomei as três doses da vacina e mesmo assim, sem sintomas, fui conferir, pois estive em Itaúnas e soube que algumas pessoas testaram positivo”, disse Aline.
No Terminal de Jardim América, Cariacica, a procura também foi grande. Nesta quinta-feira (6), por exemplo, o tempo de espera chegou a ser superior a três horas.
Também está havendo corrida para realizar testes nas unidades de saúde. Em Vitória, por exemplo, houve um aumento de 120% nesta semana na procura pelo teste rápido de covid.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, enfatizou que o Estado nunca teve tantos testes disponíveis e já prevê reforços.
“Somente hoje (nesta quinta-feira, 6) recebemos 1,5 milhão de testes de antígeno (testes rápidos). Esta semana também já distribuímos 400 mil testes aos municípios”.
Ele reforçou ainda a necessidade de os municípios testarem as pessoas por livre demanda, sem a necessidade de passar por um médico ou triagem.
Quanto aos pontos de testagem oferecidos pelo próprio governo, ele anunciou que haverá reforços em alguns pontos, como aeroporto e terminais.
Outra ampliação, anunciada pelo secretário, será em parceria com a Unimed Federação do Espírito Santo. Segundo Nésio, além da testagem em ambiente hospitalar, também deve haver postos volantes de testagem.
Comentários