Cariacica é a única cidade da Grande Vitória fora do risco baixo de contaminação
Escute essa reportagem

A cidade de Cariacica é a única na Grande Vitória que segue classificada no mapa de risco do governo do Estado como risco moderado para contaminação pelo novo coronavírus. Vila Velha, Vitória e Serra estão no grupo de risco baixo para contágio pelo vírus.
O novo mapa de risco foi apresentado pelo governador Renato Casagrande, no início da noite desta sexta-feira (11), durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais. Essa classificação passa a valer a partir da próxima segunda (14).
Serra e Vitória já haviam sido promovidas do risco moderado para o baixo no mapa que passou a valer nesta semana. Agora, foi a vez de Vila Velha mudar de grupo. Mas por qual motivo Cariacica segue no risco moderado?
Durante o pronunciamento, o governador explicou os critérios da matriz de risco usada para elaborar o mapa. O levantamento leva em consideração o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Tudo isso observado o percentual de ocupação de leitos de UTI para Covid-19.
"Cariacica está em risco moderado pela média móvel de óbitos dos últimos 14 dias", explicou ele.
De acordo com os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Cariacica já registrou 11.129 casos da doença - o quarto município em número de casos - e 429 moradores morreram por complicações causadas pelo coronavírus - é a terceira cidade com mais óbitos no Espírito Santo.
As informações do painel mostram que, apesar da queda de mais de 38% nos últimos 14 dias, a média móvel da cidade é de 1.14 óbitos por dia, o que representa que nesse período Cariacica registrou 16 mortes por conta da Covid-19.
Por estar em risco moderado, o comércio em Cariacica ainda segue com funcionamento em horários estabelecidos pelo governo. Apenas cidades de risco baixo podem abrir sem restrição.
Risco moderado - Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Vila Pavão.
Risco baixo - Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Comentários