Aula online: Alunos da Ufes poderão cancelar disciplina e não serão reprovados
Escute essa reportagem

Alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que optarem por não participar das aulas online ou cancelarem as disciplinas não serão reprovados. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19) em coletiva de imprensa com participação do reitor da Ufes, Paulo Sérgio de Paula Vargas.
“Quem não puder participar, poderá cancelar a disciplina sem prejuízo. Isso não será considerado abandono, pois queremos proteger o estudante”, afirmou o reitor.
Os estudantes que já iniciaram o ano letivo precisam fazer a matrícula de forma online entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. As aulas a distância terão início a partir do dia 9 de setembro e vão até o dia 15 de dezembro.
Já os últimos aprovados para ingressar na Ufes, que iriam começar a estudar no segundo semestre deste ano, só ingressarão em fevereiro de 2021. Ou seja, eles não vão participar deste semestre online especial que tem início em setembro.
As aulas da Ufes estão suspensas para mais de 24 mil alunos desde o dia 17 de março, quando o Brasil registrou sua primeira morte pelo novo coronavírus. Ainda não há uma previsão de quanto as aulas presenciais vão retornar.
O que ficou decidido
Aula online
- As aulas vão acontecer pela internet com a implantação do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).
Matrícula
- Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.
- Quem pode se matricular: alunos que já ingressaram o ano letivo 2020.
- Quem foi aprovado para o segundo semestre de 2020 só vai começar a estudar em fevereiro de 2021.
Início
- As aulas terão início no dia 9 de setembro e vão até o dia 15 de dezembro.
Aprovação
- A participação do aluno será opcional. O aluno pode optar por não se matricular. Caso faça as aulas online, ele também pode cancelar a disciplina, o que não será considerado abandono.
Auxílio
- A Ufes vai fornecer notebook e dados de internet para o aluno que não tem condições.
Comentários