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Conteúdo Especial

Maranata promove ensino e acessibilidade para membros com deficiência

Trabalho de Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata tem por objetivo dar acesso à Palavra de Deus


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Imagem ilustrativa da imagem Maranata promove ensino e acessibilidade para membros com deficiência
Irmãos do grupo de Acessibilidade que fazem material adaptado para facilitar o aprendizado das crianças, intermediários e adolescentes com autismo na EBD |  Foto: Divulgação

Trabalho de Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata tem por objetivo dar acesso à Palavra de Deus levando ao entendimento profético dos ensinos ministrados na igreja.

Atenta às necessidades dos membros PCD (Pessoas com Deficiência) em geral, a Igreja Cristã Maranata, há anos tem adotado em suas igrejas, medidas para atender esses irmãos/as em suas mais diversas especificidades, sendo elas de natureza física, intelectual ou sensorial. E com trabalhos voltados para promover a acessibilidade, a ICM desenvolveu métodos de ensino voltados para atender as necessidades de cada um desses membros. 

Imagem ilustrativa da imagem Maranata promove ensino e acessibilidade para membros com deficiência
Professora e responsável técnica pelo trabalho de Acessibilidade e pediatra com área de atuação na neurologia da infância e adolescência, Maria A. Amin de Oliveira. |  Foto: Divulgação

Segundo a professora e musicoterapeuta Janaina Lima Zumach, A ICM criou ao longo dos anos meios para se comunicar e ensinar esses membros. Uma vez conhecedores das características presentes nesses transtornos, em particular no Autismo (dificuldade na compreensão verbal, socialização, comunicação, dentre outros...), a igreja para atender as particularidades desses irmãos desenvolveu materiais adequados, de apoio para os cultos, escolas bíblicas, como: aulas adaptadas, coletânea de louvores em braile, apostilas informativas, cursos para professores, ambiente adequado e acolhedor, rotinas, professor mediador.

A professora explica que a assistência acontece de igual forma específica para as famílias. Cada criança (pessoa) é única, e a igreja está atenta às necessidades em particular. A finalidade desse trabalho é de proporcionar a todos a participação nas várias atividades da igreja: Cultos; aulas na Escola Bíblica Dominical; ensaios de louvores; evangelizações; seminários e outros, pois o objetivo do trabalho é oferecer a essas pessoas a mesma oportunidade de aprenderem a Palavra de Deus para a Salvação em Cristo Jesus. 

“Nós professores, e toda equipe nos sentimos seguros, pois Deus tem nos ensinado e revelado a sua vontade para o desenvolvimento desse maravilhoso trabalho, e toda orientação é dada pelos Ministérios, nossos Pastores, e isso é uma grande Benção.  Entendemos que todos que estão atualmente no nosso meio, pertencente a esse grupo, não necessitam de inclusão. Incluir é introduzir um indivíduo em um grupo. Na igreja todos são membros do Corpo, então já estão incluídos. A Igreja é o corpo de Cristo. “Agora, pois, há muitos membros, porém um só corpo. 1 Coríntios 12:20”, declarou.

Entre os diversos trabalhos do grupo de Acessibilidade da igreja, está o trabalho com pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo, Leonice Rocha, Secretária Geral do Trabalho de Acessibilidade da ICM, cada vez mais tem aumentado o número de diagnósticos em pessoas adultas, após a observação dos seus filhos.0

“Não temos por finalidade dar diagnósticos e/ou palpites acerca da condição das pessoas no Espectro Autista, interferindo nas decisões das famílias. O nosso papel é de acolhimento, orientação e apoio com o propósito de desenvolvimento da vida espiritual como no caso dos demais membros”, explica. 

Professora e responsável técnica pelo trabalho de Acessibilidade e pediatra com área de atuação na neurologia da infância e adolescência, Maria A. Amin de Oliveira, falou que as aulas e os materiais são preparados para atender cada necessidade individualmente. Como nos casos dos irmãos diagnosticados com TEA. Na, pessoas autistas são inseridas nos grupos, de acordo com sua faixa etária: nas classes da EBD de 0 a 3 anos, crianças, intermediários, adolescentes, jovens, varões, senhoras, idosos participando direta ou indiretamente de todas as atividades.

Maria Amin, ressalta que a pessoa no Espectro Autista requer cuidados diferenciados, de acordo com seu nível de gravidade, a considerar seu potencial de comunicação, tempo de atenção e comportamento que pode ser mais ou menos agitado. E desse modo o método de interação com eles contam com aulas lúdicas com suporte visual.  

Outro exemplo é material disponibilizado para as classes de crianças, intermediários e adolescentes possui o mesmo objetivo e teor profético das aulas disponibilizadas no site, sendo, entretanto, adaptadas para as pessoas surdas que frequentam a igreja, dando acessibilidade deste conteúdo Libras – Língua Brasileira de Sinais, observando minúcias da cultura e identidade surda.

“Percebemos que precisávamos nos adaptar às necessidades dos nossos irmãos e hoje temos trabalho com pessoas com deficiência, transtorno no neurodesenvolvimento (Autismo, TDAH, T21 ...) como também aos idosos.  Acessibilidade é facilitar o acesso, e é isso que temos feito, facilitando o acesso dessas pessoas à Palavra de Deus. Esse trabalho já vem sendo realizado há muitos anos. Primeiramente com os surdos, cegos, idosos... e aproximadamente desde 2015, com as pessoas no transtorno do Neurodesenvolvimento”, ressaltou.

A secretária Geral do Trabalho de Acessibilidade da ICM falou ainda que a igreja tem o compromisso para que a maioria dos membros da Igreja aprendam a trabalhar com crianças, jovens e adultos para conscientizar os membros das igrejas.

“Este trabalho tem sido uma grande bênção e temos colhidos vários frutos deste trabalho com os autistas, dentre os testemunhos tem-se o de uma mãe Pâmela que teve uma experiência com seu filho autista que não falava e ao conviver com os irmãos da igreja, ele começou a falar, sendo que a primeira palavra que o menino falou foi “Senhor! ”, ” ressaltou Leonice.

Segundo ela, devido a demanda apresentada nas igrejas e nos Maanains, a Igreja Cristã Maranata tem feito seminários e ações que oferecem de forma prática, oficinas de materiais para Autismo, TDAH, deficiências intelectuais e idosos, cujo objetivo é orientar as professoras sobre o uso de materiais adequados, abertura para tirar dúvidas sobre as apostilas já publicadas, entre outras demandas do Trabalho de Acessibilidade. 

Aprendeu a ler com diagnóstico impossível

Imagem ilustrativa da imagem Maranata promove ensino e acessibilidade para membros com deficiência
Professora voluntária, Janaina Lima Zumach é musicoterapeuta, com ênfase na saúde e na educação |  Foto: Divulgação

Professora voluntária, Janaina Lima Zumach é musicoterapeuta, com ênfase na saúde e na educação falou sobre a gratidão em colaborar com o trabalho desenvolvido na ICM. “Me sinto muito privilegiada com muita gratidão em realizar os chamados que o Senhor Jesus tem feito na minha vida, e um deles é de ser professora junto a equipe do Trabalho de Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata e poder contribuir no ensino e na caminhada desses irmãos tão queridos. 

Os frutos e testemunhos na vida da igreja são inúmeros, Samuel César é um deles, diagnosticado com autismo aos 6 anos, e hoje com 19 anos, terminou o Ensino Médio, ano passado. Quando a mãe recebeu o diagnóstico dele, o médico disse – “Mãe sinto muito, mas ele nunca vai aprender a ler, porém uma fonoaudióloga, esposa de um pastor da ICM, olhou para o Samuel e disse: “Leia a Bíblia com ele, dá a coletânea de louvores para ele cantar. ” E, foi assim que ele aprendeu a ler, por meio da coletânea de louvores e da Bíblia. Contou Leonice. 

“Todos os eventos da igreja ele sempre quis participar, ajudava na limpeza da igreja e fazia a projeção. Hoje, esta experiência traz uma grande alegria nos nossos corações, porque o Senhor disse que ia fazer um milagre, e fez!”, contou Rute, mãe do Samuel.

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