X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Igreja Cristã Maranata, a maior igreja em voluntários do Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Cristã Maranata, a maior igreja em voluntários do Brasil
|  Foto: foto arquivo ICM

Desde sua fundação, a igreja Cristã Maranata tem se dedicado não apenas ao culto e à espiritualidade, mas também ao serviço à Deus. Na igreja, o voluntariado é parte essencial de sua identidade e missão.

Segundo o presidente da ICM, Gedelti Gueiros, o voluntariado na igreja é, primeiramente, entendido como experiência de fé. Segundo ele, desde quando foi fundada em 1968, membros e pastores da Igreja Cristã Maranata (ICM), servem voluntariamente à igreja. No início, pastores ordenados entenderam que levar a palavra de Deus era um privilégio para eles e decidiram que serviriam sem que recebessem qualquer recurso financeiro.

A partir de então, não apenas os pastores, mas todos membros dedicam tempo e habilidades para tornar a experiência na igreja significativa e acolhedora para todos, de forma voluntária.

Desde a recepção calorosa que cumprimenta os visitantes até a organização de eventos, seminários e atividades comunitárias,como acontece nos Maanains, o serviço voluntário é a espinha dorsal da vida na Igreja Maranata. Os membros não apenas participam ativamente dos cultos e atividades religiosas, mas também se comprometem a tornar o espaço da igreja um ambiente acolhedor e inclusivo para todos.

Para Gedelti, um dos aspectos mais notáveis do serviço voluntário na Igreja Maranata é a sua abrangência e diversidade. Desde a limpeza e manutenção das instalações até o auxílio em programas de ajuda social, os voluntários se dedicam a uma variedade de tarefas que garantem o funcionamento suave da igreja e até mesmo o apoio àqueles que mais necessitam.

“Desde quando nos constituímos como igreja, decidimos que não seríamos como as demais igrejas que já existiam. Decidimos que todo nosso trabalho na obra de Deus seria de forma voluntária. Entendemos que o voluntariado é uma expressão de fé e uma oportunidade de retribuir as bênçãos que recebemos de Deus”, declarou Gedelti.

Doações Gedelti

O atual presidente da instituição, o pastor Gedelti Gueiros, que desde o início da igreja entendeu o chamado de Deus para fazer parte dessa obra, foi um dos primeiros a exercer o serviço voluntário na ICM. O pastor fez diversas doações ao longo da sua vida para a igreja. Gedelti doou o Maanaim de Domingos Martins em 1976, que era um sítio de sua propriedade, que depois a igreja ampliou. E em 1975 o pastor Gedelti doou a sede da igreja em Vila Velha , onde era residência sua para a igreja. Além das doações feitas voluntariamente, o presidente nunca utilizou recursos da igreja para suas viagens de assistência pelo Brasil e exterior com Estados Unidos, Europa e Rússia, pois sempre acreditou que cada doação feita em favor da igreja era uma oportunidade de agradecer a Deus pelas bênçãos conquistadas.

Equipes de voluntários

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Cristã Maranata, a maior igreja em voluntários do Brasil

As equipes de voluntários atuam, não somente nas igrejas, como também nos mais de 70 Maanains espalhados pelo Brasil. Segundo o Coordenador das equipes de voluntários, o pastor Marcelo Villela, atualmente, cerca de 300 pessoas são voluntárias no Maanaim de Domingos Martins. Esses voluntários se dividem em diversas funções, como cozinha, secretaria, hospedagem, limpeza, bombeiros, equipe de som e unidade cinética. Cada um desempenha seu papel dentro de sua área de atuação.

“Cada seminário realizado aqui requer cerca de 300 voluntários para atender a uma demanda de 3000 pessoas. São indivíduos que exercem diversas profissões, como engenheiros, médicos, juízes, entre outros, mas todos compartilham algo em comum: a compreensão da importância do corpo, que é um dos pilares fundamentais da nossa igreja.

Tudo funciona porque há movimento, e principalmente, há fé para operar essa estrutura”, ressaltou.

Segundo Marcelo, que também é voluntário, os membros que se dispõem a servir voluntariamente recebem treinamento de acordo com a função que vão exercer.

O Coordenador explica que os voluntários muitas vezes não têm preparo, então recebem o devido treinamento. “Ensinamos aqueles que se dispõem a servir voluntariamente desde as boas-vindas, explicamos o que é o Maanaim e o que eles encontrarão aqui. Realizamos treinamentos em diversas áreas, como relações interpessoais, liderança, primeiros socorros e combate a incêndios. Tudo isso faz parte de uma série curricular que preparamos para eles.”

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Cristã Maranata, a maior igreja em voluntários do Brasil
Coordenador das equipes de voluntários no Maanaim de Domingos Martins

Médicos também atuam como voluntários, como é o caso da pediatra, Adriana Rodrigues, que é voluntária na unidade de Pronto Atendimento que fica no Maanaim de Domingos Martins. Segundo ela, desde que se tornou membro da Maranata sempre teve o desejo de servir e encontrou na profissão uma maneira de poder servir não só a Deus, como aos irmãos de fé.

“Para mim é um privilégio poder estar aqui e servir voluntariamente. Considero que quem recebe não são as pessoas a quem estou servindo com meu trabalho, mas sim eu mesma. Não consigo expressar a Deus tantas bênçãos alcançadas. E que grande oportunidade de aprendizado que alcanço a cada dia que posso estar aqui servindo”, falou a pediatra.

Além de Adriana, a unidade conta com uma equipe médica completa, médico socorrista, clínico geral, enfermeiros e todos atuam de forma voluntária. O Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Elias Teodoro, que também é pastor e coordenador voluntário da equipe de apoio no Maanaim,falou sobre o privilégio em servir aos irmãos de fé e agradeceu a Deus pela oportunidade de colaborar para que tudo acontecesse de forma segura.

“É um grande privilégio e benção poder servir aos meus irmãos. Sempre fui voluntário, desde muito jovem tive o desejo de servir. Aqui no Maanaim, sempre fui voluntário, antes mesmo de eu ser bombeiro militar. E hoje poder contribuir com minha profissão na segurança de todos que vem ao Maanaim é muito satisfatório. Sou muito grato a Deus pela oportunidade ”, contou.