X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Cooperativas se destacam por cuidado humanizado

Investimento em tecnologia é somado ao foco no ser humano e à capacitação das equipes para promover uma melhor experiência


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativas  se destacam por cuidado humanizado
Valores humanos que norteiam a atuação das cooperativas de saúde são traduzidos nos atendimentos |  Foto: Adobe Stock

Conectar o que há de mais novo e moderno na medicina com um jeito diferente e muito mais humano de cuidar das pessoas. Essa é a proposta das cooperativas de saúde, modelo que vem ganhando destaque no Espírito Santo pela sua forma de atuação e por promover um cuidado humanizado aos seus pacientes.

As cooperativas de saúde são organizações que reúnem profissionais desse segmento, como médicos, dentistas e psicólogos, ou seus usuários, com o objetivo de viabilizar serviços na área da saúde. O que as distingue é que elas são norteadas por valores humanos, que se traduzem no modo de atender seus clientes.

De acordo com o Sistema OCB/ES, representante oficial do cooperativismo capixaba, o Espírito Santo conta, atualmente, com 19 cooperativas desse ramo. Entre elas se destacam as que são formadas exclusivamente por especialistas médicos e aquelas que ofertam planos de saúde, como é o caso das Unimeds.

O presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim, explica que muitas vezes o cuidado médico é necessário em momentos delicados da vida. Por esse motivo, encontrar um ambiente de acolhimento que promova um atendimento que vai além dos cuidados tradicionais pode fazer toda a diferença.

Nas cooperativas de saúde capixabas, temos observado nos últimos anos um investimento em tecnologia e em infraestrutura, mas sem esquecer que estamos cuidando de pessoas. Por isso, o olho no olho, a empatia, o respeito e a cooperação são regra. E isso, com certeza, é um dos fatores que atraem novos clientes Pedro Scarpi Melhorim, Presidente do Sistema OCB/ES

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2024, esse modelo vem conquistando cada vez mais a população. Considerando somente o total de beneficiários de planos de saúde dessas cooperativas, a publicação mostra que o número cresceu mais de 10% entre 2021 e 2023, chegando a 640 mil vidas – cerca de 49,3% do total de beneficiários de planos de saúde do estado.

A tendência é que essa participação siga crescendo, porque as cooperativas desejam estar na vanguarda. Por isso, o aprimoramento tecnológico e estrutural vai continuar. Em paralelo, queremos manter e melhorar sempre o nosso jeito de cuidar, porque é isso que coloca o cooperativismo de saúde à frente de outros modelos que estão presentes no mercado Pedro Scarpi Melhorim, Presidente do Sistema OCB/ES

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativas  se destacam por cuidado humanizado
|  Foto: Divulgação / Jornal A Tribuna
Temos observado um investimento em tecnologia e em infraestrutura, mas sem esquecer que estamos cuidando de pessoas Pedro Scarpi Melhorim, Presidente do Sistema OCB/ES

Programas priorizam atendimento

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativas  se destacam por cuidado humanizado
Unimed Sul Capixaba oferece atendimento personalizado a beneficiários |  Foto: OCB/ES

Para alcançar o objetivo de ser um espaço de acolhimento para seus pacientes, as cooperativas têm criado diversas ações. Uma delas é o programa Juntos, da Unimed Sul Capixaba. A iniciativa, inaugurada no último ano, trouxe um novo modelo de cuidado da cooperativa, centrado no paciente.

O programa tem o objetivo de oferecer um atendimento personalizado por meio da designação de uma enfermeira responsável por acompanhar a jornada de saúde de cada beneficiário.

Mais de 8,7 mil pacientes já se beneficiam desse modelo de cuidado. Com o acompanhamento integral e personalizado, os beneficiários conseguem ter uma melhor gestão da saúde.

Os resultados preliminares indicam números positivos, como aumento de 2,5% nas consultas ambulatoriais e uma redução de 4,5% nos atendimentos de Pronto Atendimento. Os dados apontam, ainda, que os pacientes têm maior adesão aos tratamentos e um cuidado contínuo, o que diminui a necessidade de atendimentos urgentes.


Investimentos em capacitação

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativas  se destacam por cuidado humanizado
Capacitação de cooperados e colaboradores é uma das estratégias para criar uma melhor experiência |  Foto: OCB/ES

Além do investimento em tecnologia e infraestrutura, as cooperativas médicas também vêm promovendo a profissionalização constante da sua equipe, por meio de capacitações e treinamentos. Ainda segundo o Anuário do Cooperativismo Capixaba, houve um investimento de R$ 1,3 milhão nesse tipo de ação somente em 2023.

No último ano, um dos destaques foi a Unimed Vitória, que desenvolveu uma iniciativa chamada Trilha da Aprendizagem, com cursos virtuais. O programa foi dividido em duas trilhas, uma para colaboradores e outra para lideranças. No total, 3.168 pessoas foram capacitadas.

Outro exemplo é a Unimed Sul Capixaba. Desde 2019, a cooperativa possui um centro de estudos que é palco de palestras, treinamentos e cursos voltados para os médicos cooperados. As capacitações são organizadas pela própria cooperativa ou em parceria com instituições renomadas. Em 2024, foram 1.228 participações em atividades do centro.

“Isso mostra um compromisso com a qualidade, com a inovação, com as entregas e, principalmente, com as pessoas. Os investimentos na profissionalização da equipe, tanto dos cooperados quanto dos colaboradores, mostra um desejo de fazer mais e melhor”, finaliza Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: