Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Mudanças nas relações de consumo após a pandemia

| 22/04/2020, 09:07 h | Atualizado em 22/04/2020, 09:10

O cenário pandêmico trazido pelo agravamento da contaminação do novo coronavírus que afeta o Brasil e o mundo aponta o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para “achatar a curva” de disseminação da Covid-19 e, assim, diminuir o ritmo de contágio. Diante de medidas cada vez mais restritivas impostas pelo poder público e principais órgãos de saúde, também mudam as relações de consumo, que precisam se adaptar a esta nova realidade, sem prazo de vencimento.

Obedecendo às recomendações, consumidores evitam aglomerações em estabelecimentos comerciais e optam por alternativas - sem contato com o mundo exterior - que nem todo estavam habituados como as compras e transações comerciais pela internet.

As soluções digitais de compras e pagamentos são as melhores alternativas e a expectativa é que se tornem forte tendência, após a crise.
Por isso, é fundamental que comerciantes que agora enfrentam os desafios de manter seus negócios em tempos de pandemia atentem para novas práticas e hábitos que estão criando, uma nova relação de consumo.

Percebemos claramente que o e-commerce nunca foi tão essencial e tende a se potencializar. A busca pela fidelização dos clientes que mudaram seus hábitos é essencial.

Em meio a esse cenário de ajuste do varejo, destacamos algumas práticas e iniciativas que tendem a ganhar força. O atendimento via telefone ou WhatsApp e delivery, por exemplo, são diferenciais de peso de empresas que se mostram eficazes e disponíveis.

O fortalecimento do negócio nas mídias sociais, vendas de vouchers para compras futuras, redução ou isenção do valor do frete são outras ações que despontam não apenas como solução momentânea, mas como tendência na relação de consumo que inclinam para um fortalecimento a partir das adversidades enfrentadas no período atual.

A profissionalização e qualificação desses serviços vão contribuir para a fidelização dos clientes que seguirem optando por essas modalidades. Afinal, muitos descobriram, agora, a importância e a eficácia das compras on-line e da comodidade que essa prática pode gerar no dia a dia.

Caberá aos comerciantes oferecerem um atendimento cada vez mais aprimorado, seguro e ágil. Quem não usava o e-commerce passou a usar e muitos vão continuar lançando mão desse recurso, que já vinha em processo de ascensão e se sobressai durante a crise.

Até porque, mesmo depois dessa turbulência ocasionada pela obrigatoriedade do fechamento de estabelecimentos físicos, muitas orientações de prevenção deverão se manter até que se encontre uma cura para a Covid-19.

As relações de vendas não serão as mesmas e, a partir das mudanças que estão sendo implementadas agora, torna-se extremamente necessário reter esse público conquistado com medidas para vender e manter os negócios vivos na crise.

Adriano Ohnesorge é vice-presidente da CDL Vitória.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: