Futuro da educação precisa da união entre tecnologia e empatia
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (06)
A educação é um dos maiores desafios dos tempos atuais. Educadores e dirigentes escolares precisam estudar tanto quanto seus alunos, revisitando métodos e práticas pedagógicas, utilizando a tecnologia como aliada, e a empatia como instrumento do cuidar. Em suma: a empatia e a tecnologia precisam caminhar juntas para a construção de um mundo melhor para as futuras gerações.
Com toda a evolução tecnológica do século XXI, das plataformas digitais às Inteligências Artificiais (IAs), o ser humano não pode se esquecer do lado emocional e isso precisa ser levado para a educação. A aprendizagem, para ser significativa, precisa considerar o sentir.
E é aí que o marketing educacional tem um trabalho essencial, que vai muito além da captação e retenção de estudantes ao possibilitar que as escolas transmitam seus valores e promovam relacionamento genuíno com seus alunos e familiares.
Ele colabora, assim, com o desenvolvimento da marca e cria visibilidade perante a comunidade escolar.
Em recente evento sobre educação em São Paulo, que reuniu grandes nomes em suas áreas de atuação, como Clóvis de Barros, Martha Gabriel e Amyr Klink, foi discutido, entre outras questões, esse ponto: a tecnologia como aliada da educação e a empatia como instrumento do cuidar!
Entre as falas dos palestrantes, alguns destaques: a excelência é algo a ser esculpido na escola; a escola é um espaço lúdico de prazer auspicioso para a vida; educação alegre é uma educação potente; tecnologia é igual à honestidade, se você não usa, não entende; aumentando a tecnologia, precisamos aumentar o humano.
Ressalto ainda: o futuro não importa, o que importa é o que fazemos no presente; na escola estamos aprendendo sobre a vida; a escuta aumenta a minha vista (ponto de vista, vista do ponto); validando as emoções do outro, aprendemos também a lidar com as nossas; e pensamento crítico é a principal aptidão para os próximos anos.
Ou seja: a tecnologia, por meio da educação, demonstra ser um ingrediente indispensável e estratégico para o futuro, desde que entrelaçada à empatia e à compaixão, que considera o sentir o que o outro está sentindo.
É a questão da conexão: uma visão da educação continuada, com o uso das novas tecnologias para aproximar e não distanciar.
O caminho educacional, aproveitando a oportunidade de explorar contextos digitais e metodologias inovadoras, é estimulante e desafiador. Envolve a excelência da educação e o trabalho de alta performance, com os melhores resultados; mistura tecnologia, aprendizado, sentimento e emoção; une o trabalho do corpo docente, de alunos e das famílias.
Tudo isso para se trilhar uma jornada incrível, construindo histórias e realizando sonhos. Afinal, a educação do futuro é aquela que prepara os estudantes para a vida, usando a empatia, que é, de fato, a verdadeira tecnologia humana!
*Daniela Meneghelli é publicitária, professora, mestre em Arte e gestora de Marketing Educacional.