Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Áudio na velocidade 2x não ganha tempo e sobrecarrega a mente

Jornal A Tribuna | 06/11/2021, 10:20 h | Atualizado em 06/11/2021, 10:20

Desde que liberou o recurso que torna possível acelerar os áudios em até duas vezes, muitos usuários do WhatsApp comemoram a solução para os, digamos, mais prolixos. Diminuir o tempo na hora de ouvir as mensagens pode parecer bom, mas cuidado: isso pode se tornar ou já ser um problema de saúde.

O que, a princípio, parece ser uma vantagem, o “ganho de tempo” pode ocasionar numa sobrecarga mental, gerando uma sensação de frustração. 

Por que as pessoas estão acelerando os áudios e vídeos? O que elas vão fazer com esse tempo a mais? Vão descansar, relaxar ou tirar um tempo para cuidar de si mesmo?  Provavelmente não. Ao contrário, vão trabalhar mais e ouvir mais áudios.

Acelerar esses áudios pode sinalizar ainda um sintoma de ansiedade: quando chega ao final do dia e a pessoa percebe que não deu conta de tudo, mesmo acelerando os áudios.

A ansiedade causa degradação do sono, problemas com a pele, perda de cabelo, náuseas, sensação de cansaço constante, compulsão alimentar, entre outros sintomas, e levar até à depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem  a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Quase 10% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. 

Com a pandemia, os casos aumentam  e não é só no Brasil. Recente estudo da revista Científica The Lancet, os casos de depressão e ansiedade no mundo aumentaram 25% no mundo.

Para driblar essa situação, é ideal que a pessoa se proponha a não pensar o tempo inteiro em produtividade, ou um número de tarefas desumano a realizar no dia: afinal, somos cobrados o tempo todo para sermos mais produtivos, fazer cada vez mais e mais, mas a verdade é que esses segundos que ganhamos com a conversa na velocidade 2x pouco mudarão a nossa rotina.

Ao contrário, quando desaceleramos, apreciamos o tom da voz, notamos as emoções e mostramos que nos importamos com o que o outro tem a dizer. Não podemos perder isso. Acelerar os áudios é só o começo dessa bola de neve de uma sociedade que está caminhando cada vez mais para a frieza, a falta de compaixão, de sentimentos pelo outro.

Então, faça uma pausa pelo menos duas vezes por dia para acalmar a mente, olhar para algo e contemplar aquele ponto fixo, desacelerar. Um exemplo: na sua mesa de trabalho tem uma flor ou um objeto decorativo? Olhe para essa flor ou objeto, veja os detalhes, pouse sua atenção nele, sinta esse momento. Você vai olhar cor, textura, forma, cheiro, etc. 

Você pode fazer isso com um quadro, uma pedra, qualquer coisa que te faça acalmar. Sua mente precisa dessa pausa. E se você tiver em  ambiente com muitas pessoas, barulho, eduque sua mente a fazer um recorte do que está ao redor, e se concentrar em um ponto fixo, e por pouco tempo que seja só aquilo  o  centro das atenções, seu momento de pausa do todo.

SABRINA MATIAS é psicóloga e psicoterapeuta.

Imagem ilustrativa da imagem Áudio na velocidade 2x não ganha tempo e sobrecarrega a mente
Sabrina Matias |  Foto: Arquivo/AT
Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: