Seja uma empresa desejada pelos melhores talentos
É preciso que as organizações façam reflexão mais crítica sobre o papel na construção de espaços laborais
A atração e a retenção de profissionais talentosos sempre foram um desafio para pequenas, médias e grandes empresas. Nos tempos atuais, essa tarefa tem se tornado ainda mais desafiadora. O que contribuiu com esse cenário e como atrair os melhores talentos e seguir colhendo os melhores resultados?
De acordo com o relatório “Tendências em Gestão de Pessoas – 2023”, organizado pelo Great Place to Work, 46,8% dos respondentes disseram que as características mais valorizadas pelas empresas para os que exercem funções de liderança são empatia e gestão humanizada.
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Uma liderança que se destaca e colabora com seu negócio é aquela que sabe tratar as pessoas que trabalham nela com respeito, incluindo as suas pluralidades e trabalhando junto para que os talentos únicos possam ser aproveitados ao máximo. Uma liderança que se questiona todos os dias: como posso seguir entregando resultados hoje, no futuro e colocando as necessidades dos talentos na agenda?
A McKinsey divulgou dado preocupante em seu relatório “O estado das organizações-2023”. A pesquisa ouviu 2.500 líderes em mais de sete países e descobriu que 39% dos trabalhadores pretendem deixar seus empregos nos próximos três a seis meses. O que os líderes podem fazer para não sofrerem os efeitos desse cenário?
Estimular o engajamento de colaboradores é um caminho. Portanto, um bom líder compreende que indivíduos e organizações com propósitos alinhados têm muito mais chances de êxito em suas carreiras e negócios. “Quais são os seus sonhos e como podemos trabalhar juntos para você alcançá-lo aqui conosco?” Essa é uma pergunta a ser feita nas interações entre líder e liderado e que pode apoiar nesse desafio.
Mapear a qualidade das relações através de pesquisas, desenhar um projeto com ações baseadas na escuta do colaborador e, por consequência, fortalecer a confiança em todos os níveis são algumas práticas que estão se destacando na atração e retenção dos talentos.
Essas empresas sabem que a confiança é algo que se desenvolve com políticas e práticas que estimulam cinco atitudes que coordenadas potencializam os melhores resultados: respeito, camaradagem, credibilidade, orgulho de pertencer e imparcialidade.
Não se trata mais de escolha. Tão importante quando o investimento nas áreas financeira, de tecnologia, de marketing, tornou-se imperativo cuidar dos colaboradores a partir da promoção de um ambiente de trabalho agradável, seguro, motivador, com pessoas engajadas e focadas nos objetivos e nas estratégias das empresas.
É preciso, assim, que as organizações façam uma reflexão mais crítica sobre o seu papel na construção de espaços laborais.
Elas devem estar cientes de que a motivação dos colaboradores e o bom clima organizacional se tornaram iniciativas determinantes para a atração e retenção de talentos e, consequentemente, para o crescimento e a perenidade dos seus negócios.
Peter Noronha é consultor e psicólogo corporativo
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