Cirurgia plástica e prevenção a queimaduras no Junho Laranja
Se inicialmente mal tratada a queimadura pode deixar cicatrizes e sequelas não só no corpo, mas também na alma da vítima e dos familiares
Em todo o País foi promovido no dia 6 de junho o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, com o objetivo de diminuir o número de vítimas. No Brasil, cerca de 80% dos acidentes envolvendo queimaduras ocorrem em casa e deste total 40% são crianças. A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) estima que aproximadamente um milhão de pessoas sofrem algum tipo de acidente de pequeno, médio e grande porte com queimaduras por ano no Brasil.
O atendimento para esse tipo de paciente deve ser realizado por pessoal especializado e qualificado, pois um atraso no atendimento e uma conduta mal realizada pode agravar o caso e gerar cicatrizes e sequelas para o resto da vida.
Leia mais sobre Tribuna Livre aqui
Quando necessita de internação, o paciente com queimadura requer uma equipe multidisciplinar composta por: médico internista, cirurgião plástico, enfermagem especializada, anestesista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e outros especialistas quanto forem necessários para sua plena recuperação.
Estes pacientes necessitam ser submetidos diariamente a suporte clínico e nutricional, debridamento cirúrgico das feridas, curativos e, às vezes, oxigenoterapia hiperbárica, tudo visando minimizar o dano aos tecidos e evitar ao máximo sequelas.
Como a internação de um paciente com queimadura pode ser longa, isso cria muita angústia e sofrimento ao paciente e sua família, lembrando que estes acidentes são plenamente evitáveis e é isso que a SBQ busca alertar a população através do “Junho Laranja”.
Durante o mês de junho e também em julho geralmente ocorre um crescimento no número de acidentes devido às festas juninas. E com o advento das férias escolares, crescem as possibilidades de mais casos de acidentes domésticos envolvendo crianças.
O alerta para prevenção a queimaduras vale para todo o ano, em especial para junho, mês em que é reforçado os cuidados quanto a este tipo de acidentes.
O cirurgião plástico cuida da área queimada diariamente, visando evitar sequelas, como retração cicatriciais que impedem o movimento normal da articulações, além de enxerto de pele e gordura que minimizam as cicatrizes decorrentes de um momento tão dramáticos.
No Espírito Santo, temos três CTQ´s: Na rede pública o Hospital Jaime Santos Neves (adultos) e o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (infantil) e na rede privada atendendo convênios e particulares o Vitoria Apart Hospital (adulto e infantil).
Quando acontecer uma acidente com queimadura, se possível procure imediatamente um desses hospitais, pois se inicialmente mal tratada a queimadura pode deixar cicatrizes e sequelas não só no corpo, mas também na alma da vítima e de seus familiares.
Ariosto Santos é cirurgião plástico e presidente regional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ/ES)
Leia mais
A técnica mais preciosa do cirurgião plástico é saber ouvir