Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Redação A Tribuna

Biblioteca escolar é fundamental na formação de todo cidadão

| 23/10/2020, 10:13 10:13 h | Atualizado em 23/10/2020, 10:17

Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico. O bibliotecário trabalha com os educadores e não apenas para eles.

Para tanto, especificamente, se faz necessário organizar a biblioteca possibilitando o acesso aos livros e à leitura, bem como, propiciando a leitura “da” e “na” biblioteca, a fim de percebê-la como um espaço cultural e educativo, oferecendo atividades que propiciem o contato com a leitura literária promovendo a formação social do aluno.

A leitura é de extrema importância para a formação do indivíduo, é através dela que o ser humano evolui em todas as esferas do conhecimento. Devemos estimular o uso da biblioteca e o hábito da leitura literária, tornando efetivamente esse ambiente num local dinâmico que favorecesse a aprendizagem e a produção de conhecimentos.

Porém, para motivar a leitura, é importante democratizar o acesso às bibliotecas escolares, bem como, desmistificar a figura do livro intocável e inacabável, pois os mesmos foram feitos para serem manuseados, desde a mais tenra infância, para que assim todos possam habituar-se aos mesmos.

Assim, a biblioteca pode ser a porta de acesso a emoções, respostas, soluções, experiências gratificantes e de prazer, dando a possibilidade de voar com a imaginação, de criar e ter novas ideias, de solucionar problemas simples e complexos.

Porém, não basta que uma biblioteca escolar exista; há necessidade de uma influência positiva para formar o leitor. Dessa forma, o professor representa uma figura muito especial nesse contexto sendo um leitor assíduo, apaixonado pelos livros, para assim conseguir passar parte dessa paixão para o seu aluno.

Ler proporciona ao indivíduo novas descobertas. Com a leitura o indivíduo passa a adquirir práticas e conhecimentos, modificando a sua percepção do mundo. A leitura é uma porta que abre passagem para universos diferentes. Além da informação inicial, a visão pessoal do leitor determinará novos pensamentos, criará diferentes interpretações, recriará ideias, dará significado à vida e ao papel de cada um diante a sociedade em que está inserido.

A capacidade de ler do aluno, quando ele é ainda criança, está veiculada com a biblioteca e o bibliotecário escolar, fortalecendo o ensino do professor em sala de aula oferecendo ao estudante novas informações de forma dinâmica e criativa. O bibliotecário escolar tem um papel fundamental na formação intelectual do aluno.

Estimular o prazer e o hábito da leitura é um grande desafio para todos os educadores, e se realmente almejamos uma sociedade leitora, crítica, ativa e construtora dos conhecimentos, precisamos contemplar esse acesso, e a biblioteca escolar é uma das portas.


MANOEL GOES é escritor, produtor cultural e diretor no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
 

MATÉRIAS RELACIONADAS