Vão cortar o ponto?
Desde setembro, quando começou a campanha eleitoral, as câmaras de vereadores têm ficado esvaziadas, a ponto de as sessões caírem por falta de quórum. Embora haja previsão no regimento de cortar o ponto dos faltosos, a regra é pouco aplicada.
Na última quinta-feira, o presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, encerrou a sessão por falta de quórum. Dos 15 vereadores, apenas sete estavam presentes. “Estou aguardando as justificativas dessas ausências”, disse ele. A folha de ponto do Legislativo mostra que, em todas as sessões a contar do dia 22 de setembro, teve ausência de vereadores.
Em Cariacica, onde só está tendo uma sessão por semana, não é diferente. No dia 5 de outubro, dos 19 vereadores, 10 faltaram à sessão. Em Vila Velha há três chamadas para evitar que o vereador bata o ponto e vá embora. Mesmo assim, no último dia 26, nove dos 17 faltaram. Na Serra, só foi registrada a ausência dos vereadores dispensados por conta da pandemia.
Cadê o juiz?
Embora o TRE tenha proibido, na noite de quinta-feira, comícios, passeatas e atos de campanha que gerem aglomeração, ainda tem candidato com essas atividades nas ruas. Alguns não desmarcaram ida a feiras e nem caminhadas no final de semana. O TRE deu aos juízes eleitorais poder de polícia para coibir o descumprimento da resolução.
Leonil na UTI
O vereador de Vitória Leonil Dias foi internado na UTI do hospital Jayme Santos Neves após seu estado de saúde se agravar. Na manhã de ontem, ele deu entrada na UPA de Castelândia com muita falta de ar, tosse seca e dor no peito. Foi submetido à oxigenoterapia e medicação para dilatar os brônquios. Mesmo assim precisou ser transferido para o Jayme.
O vereador de Vitória Denninho Silva, que já está há uma semana internado na UTI de um hospital para tratar da Covid-19, postou uma foto em suas redes sociais em que aparenta estar bastante abatido e mais magro. Segundo ele, já perdeu 10 quilos desde que foi internado.
Agosto teve mais estupros
Dos 1.117 casos de estupros registrados de janeiro a outubro deste ano no Estado, o mês de agosto, quando começou a flexibilização das regras restritivas da pandemia, concentrou o maior número: 147 (13,1%). Desses, 110 foram estupros de vulneráveis, ou seja, a vítima era menor de 14 anos, tinha alguma deficiência ou não poderia oferecer resistência. O 2º mês com mais casos foi janeiro (126 ou 11,28%).
Engenheira, cantora lírica e jogadora de xadrez
A empresária Juliana Costa (PL), 39, vice na chapa do candidato a prefeito de Vitória Halpher Luiggi, é engenheira de Produção Civil e especialista em gerenciamento de projetos, atuando por 11 anos na área em órgãos públicos e empresas privadas. O que poucos sabem, porém, é que Juliana estudou canto lírico, já cantou em bandas de rock, fundou grupos de xadrez e já participou de competições. Também fundou a Federação Capixaba de Corrida de Aventura e a Federação de Trekking e Enduro a Pé e adora mergulho autônomo.
Galeria
Casa das 7 mulheres
Vitória tem 7 mulheres como vice nas chapas que disputam a Prefeitura. A Coluna Plenário vai trazer o perfil de cada uma por dia.
Olha o risco!
Candidato que pegar Covid agora não vai conseguir votar em si mesmo na eleição devido ao isolamento.
Apoio de Marina Silva
O candidato a prefeito de Laranja da Terra Gilsinho Gomes (Rede) ganhou um vídeo de apoio e pedido de voto da ex-ministra Marina Silva.
Registrado em cartório
A candidata a vereadora da Serra Renata Fideles (Rede) registrou em cartório que, se eleita, vai doar 30% do seu salário para obras e programas de caridade.
Troféu tartaruga de ouro
Para as eleições americanas.