Um alívio para os partidos
O Senado aprovou na semana passada uma emenda da senadora Rose de Freitas, a um projeto de lei, que reduz a quantidade de candidatos dos partidos para concorrer nas eleições proporcionais. Reduz de 150% para 100% mais 1.
Hoje, com a regra dos 150%, cada partido deve lançar, em candidaturas, o número total de cadeiras que estão em jogo, mais 50%. Por exemplo, para a Câmara Federal, que são 10 vagas, cada partido teria que lançar, no mínimo, 15 candidatos. Com a emenda da senadora, esse número cai para 11.
Montar as chapas para as eleições proporcionais tem sido um dos principais desafios dos dirigentes partidários após o fim das coligações, tendo em vista a dificuldade de se conseguir uma quantidade grande de candidatos, respeitando a cota de gênero, principalmente aos partidos menores.
O projeto agora segue para a votação na Câmara Federal.
Briga vai longe...
O vereador da Serra Igor Elson, que entrou com representação por quebra de decoro contra o colega Jefinho do Balneário, rebateu as denúncias de que não atendia a região de Jefinho (Carapebus) quando era secretário. “Tanto atendíamos que trocamos toda a iluminação, para aumentar a segurança, asfaltamos diversas ruas e fizemos a orla”.
Novo regimento
A Câmara de Guarapari apresenta hoje, a partir das 14h, a comissão especial de elaboração do novo Regimento Interno da Casa. Participam da comissão: o procurador-geral, Renan Gobbi; os vereadores Dudu Corretor, Denizart Zazá, Kamilla Rocha, Rosana Pinheiro e Sabrina Astori, além de outros servidores da Câmara e da Prefeitura.

Mistério para evitar “roubo”
Líderes partidários fazem mistério sobre alguns nomes que estão acordados, mas ainda não filiados, para entrar nos partidos – principalmente os candidatos militares, que não podem se filiar agora. O medo é de, ao anunciarem, sejam “roubados” por propostas mais atraentes de outros partidos.
Amunes pediu
O presidente da Associação dos Municípios (Amunes), prefeito Victor Coelho, confirmou que enviou ofício à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pedindo mais doses de vacina para o interior. No ofício, intitulado “Aumento do rateio de doses de vacina contra a Covid”, Victor alega que a média de mortes no interior não havia caído tanto quanto na Grande Vitória. “Recebemos solicitações de vários prefeitos do interior”, disse Victor.
Tentativas de invasão suspeitas
A reunião da comissão especial da Câmara para analisar a PEC do voto impresso, na última sexta-feira, foi encerrada sem votar o parecer do relator, que pediu adiamento. Deve retornar, agora, só após o recesso. Mas o que chamou a atenção foram as tentativas de invasão hacker durante a reunião, que foi híbrida, e foi contornada pelos técnicos, segundo o presidente do colegiado. A deputada Bia Kicis usou as tentativas de invasão para defender o voto impresso.
Agora é internacional!
Foi só o vereador reclamar que a Câmara parecia Brasília (DF) para no outro dia ela virar Havana (Cuba).
Manifestações
No próximo sábado, deve ocorrer a 4ª manifestação contra Bolsonaro e por mais vacinas. Já no outro domingo (1º de agosto), os apoiadores do Presidente devem ir às ruas, pedindo voto impresso na eleição de 2022.
Atendimento continua
Apesar do recesso parlamentar, os serviços de atendimento ao cidadão na Assembleia continuam. O atendimento ao público é das 7h às 19h.
Fica para agosto!
O recesso na Ales servirá pra jogar água na fervura após o presidente Erick Musso subir o tom contra o governo. Os embates ficam para agosto.
Picadeiro
“Nesse circo político, não seja o palhaço brigando por políticos que não sabem nem que você existe!” Do ex-vereador Gilson Gomes Filho.