Teste de fogo para Aridelmo
O secretário da Fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira, presta contas hoje na Câmara de Vitória referente à gestão do 1º quadrimestre da pasta. A ida de Aridelmo ao Legislativo – marcada para as 13h – ocorre um dia após vereadores relatarem que estão sendo pressionados para mudar a reforma da Previdência.
Nos discursos, parlamentares da base aliada disseram que estão sendo cobrados pela votação que aprovou a alíquota de 14% para todos os servidores. Só os vereadores Aloísio Varejão, Karla Coser e Camila Valadão votaram contra.
Alguns vereadores chegaram a dizer que “não sabiam” que aposentado que recebe salário mínimo sofreria o desconto e que estão tentando uma alternativa com a prefeitura para reverter ou mitigar o impacto, como por exemplo, uma proposta do líder do prefeito na Câmara, Leandro Piquet, de redução ou de escalonamento, iniciando com um desconto de 7%,
Bônus
A prestação de contas do secretário Aridelmo Teixeira também vem após o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, e o vereador Armandinho Fontoura reclamarem da falta de diálogo do secretário com os vereadores. A fala dos dois ocorreu na semana passada e deve ser explorada hoje. A sessão de prestação de contas será na Comissão de Finanças.
Nerleo para o Senado?
O empresário hoteleiro Nerleo Caus é o nome cotado do PSD para a disputa do Senado no ano que vem. Nerleo já foi secretário estadual de Turismo e atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih-ES). Ele também preside o instituto do PSD, Espaço Democrático. “Fui convidado e estou à disposição do partido”, disse.
Troca-troca de vereadores

O presidente do Podemos de Vitória, Rogerinho Pinheiro, quer trocar o vereador Armandinho Fontoura (Podemos) pelo vereador Anderson Goggi (PTB). A coluna Plenário noticiou (ontem) que Goggi está com um pé fora do PTB e que o Podemos já “convidou” Armandinho para deixar a legenda.
Sugestões ao Orçamento
Começam hoje as audiências públicas para a elaboração do Orçamento do governo do Estado para o ano que vem. De hoje até o dia 30 deste mês a população pode sugerir propostas pelo site: orçamento.es.gov.br.
Já nos próximos dias 15, 16 e 17, secretários e representantes de órgãos de áreas estratégicas farão três lives para tirar dúvidas, sempre das 15h às 17h, pelas redes sociais do governo.
“Escola sem Partido” volta a tramitar na Câmara
O projeto Escola sem Partido do presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael – que estava parado desde 2018 por força de um mandado de segurança concedido pela Justiça a pedido do ex-vereador Roberto Martins –, voltou a tramitar. “O mandado foi julgado no mérito e a Justiça concluiu que essa Casa tem competência para debater o tema”, disse Davi. O projeto já foi aprovado na Comissão de Justiça e agora aguarda parecer das comissões de Educação e Direitos Humanos antes de ser votado em plenário. “Irá a plenário em breve”.
Muda-se a capa, mas...
Dois projetos semelhantes ao “Escola sem Partido” já foram aprovados nesta e na legislatura passada da Câmara de Vitória. Os dois foram vetados pelos prefeitos. No referente à gestão passada, a Justiça declarou a inconstitucionalidade da matéria.
Briga boa pela frente
O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain disse que “o bairro não vai aceitar isso”, referindo-se à ida do Ifes para os galpões do IBC, no bairro Jardim da Penha, por 20 anos.
O rei das indicações
Só na sessão de ontem foram lidos 89 projetos de indicação dos parlamentares ao governo. Sendo 49 só do deputado Sergio Majeski.
2022 é logo ali...
O ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli publicou em suas redes sociais um vídeo de quase 7 minutos sobre os feitos do seu mandato. Disse que foi uma homenagem de amigos.