Terceira mudança no 1º escalão
A mudança no comando da Secretaria de Saúde da Serra é a 3ª no 1º escalão do município em 5 meses de gestão – também foram trocados o chefe de gabinete e o secretário de Desenvolvimento Econômico. A coluna Plenário antecipou ontem que a enfermeira Sheila Cruz dará lugar à também enfermeira Bernadete Coelho, agora ex-secretaria de Saúde de Aracruz.
Nos bastidores, supostas interferências e desgastes com a primeira-dama do município, Sueli Vidigal, teriam sido um dos principais motivos da saída de Sheila. As pastas de Saúde e de Ação Social seriam acompanhadas de perto por Sueli, que supervisionaria nomeações e até reuniões das equipes.
Bernadete já foi secretária de Saúde em Cariacica e tem um bom relacionamento com Sueli. A Prefeitura da Serra foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto.
Em tempo: Vila Velha também trocou dois secretários.
“Tranca-ruas” votados
A Assembleia votou ontem cinco vetos do governo do Estado a projetos dos deputados que estavam trancando a pauta no Legislativo desde a semana passada. A maioria das propostas (4) era de deputados aliados, o que gerou certo desconforto na votação, embora todos os vetos tenham sido mantidos com ampla maioria dos votos.
Relatório adiado
Com Covid e ainda de luto pela perda da mãe, o vereador de Vitória Maurício Leite pediu mais 10 dias para apresentar seu relatório na ação da vereadora Camila Valadão contra o colega Gilvan da Federal que tramita na Corregedoria recém-criada na Câmara. O prazo se encerrava ontem. Maurício está de atestado médico por causa da doença.
Na falta do que mostrar...

Alguns parlamentares apresentam projetos, outros emendas e são conhecidos por suas ideias. Outros, são exímios fiscalizadores, cobram e denunciam. Mas há os que não têm nenhuma dessas características para mostrar e aí, para entreter o eleitorado, investem nos ataques e discursos de ódio.
Entre a cruz...
O deputado Marcelo Santos foi escolhido ontem para ser o relator, na Comissão de Justiça, do decreto legislativo do colega Theodorico Ferraço que susta a integração das comarcas pelo Tribunal de Justiça. Fez um relatório em que mostrava a inconstitucionalidade do decreto, mas deu parecer pela aprovação, pelo mérito. Marcelo é conhecido por ter bastante entrosamento no Judiciário, mas também conhece o custo político de se fechar fóruns no interior.
Marataízes muda lei sobre diretores escolares
A Câmara de Marataízes aprovou projeto da prefeitura que muda a lei orgânica e a escolha de diretores escolares. Até então, a escolha era feita por eleição da comunidade escolar: tendo direito a voto os profissionais, pais e alunos. Agora, a escolha é de livre nomeação do prefeito. “Alegaram que a eleição de diretor era inconstitucional, mas foi decisão política”, disse o vereador Cleverson Maia, que votou contra o projeto. São 34 cargos de diretores na cidade.
“Inconstitucional”
A Prefeitura de Marataízes informou, por nota, que a mudança foi feita por “motivação legal”. Que por entendimento do STF, as eleições para diretores são inconstitucionais.
Não deu nem tchau
Na solenidade de transferência simbólica da capital para Vila Velha – por conta do 486º aniversário –, domingo, o diretor do DER, Luiz Maretto, discursou e saiu correndo. Ele estava agendado às 12h para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid.
Nova rota
Tramita na Assembleia projeto do deputado Alexandre Quintino que cria a rota turística do Monte Aghá – que fica entre Itapemirim e Piúma. A sugestão foi do prefeito de Itapemirim.
Encontros e articulações
O ex-vice-governador César Colnago foi chamado para uma reunião com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Colnago tem se movimentado para ser candidato a deputado, mas pode disputar o governo para ter palanque nacional no Estado.