Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Só o Norte não teve alta da violência

| 02/05/2020, 11:50 h | Atualizado em 02/05/2020, 12:30

Com exceção da região Norte, o número de homicídios aumentou em todo o Estado no 1º quadrimestre do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 439 assassinatos contra 361 em 2019, um aumento de 21,6%. A maior alta foi no Sul, que pulou de 25 para 40 crimes (+60%).

Das 22 cidades da região, 8 registraram aumento nos crimes. Destaque para Cachoeiro, que pulou de 7 para 13; e Anchieta, com 6 assassinatos nesse ano contra nenhum em 2019.
A região Serrana vem logo atrás, com alta de 50%, saindo de 10 para 15 homicídios. Afonso Cláudio que, ano passado não registrou nenhum crime, somou 4 até abril. A Grande Vitória, que concentra a maior parte dos homicídios no Estado (60,5%), registrou 266 mortes contra 212 em 2019 (+25,5%). No Noroeste, o acréscimo foi de 10,5% (pulou de 38 para 42) e na região Norte permaneceu o mesmo índice: 76 assassinatos. Abril, porém, registrou menos crimes que março: 95 contra 140 (-32%).

Os campeões
O município da Serra, que é o maior do Estado, é também o que concentra o maior número de homicídios: 80. Um aumento de 48% com relação ao mesmo período (janeiro a abril) do ano passado (54). Cariacica registrou 72 assassinatos; Vila Velha, 68; Linhares, 31. Vitória teve redução de 12,5% nos homicídios. Caiu de 24 para 21 crimes.

Mais operações
Em seu 1º mês de trabalho, o secretário da Segurança, Alexandre Ramalho, reduziu os homicídios, com relação a março, e no Sul está olhando com lupa: “Vamos analisar os dados. Estamos aumentando as operações ostensivas, buscando saber dos nossos agentes de segurança o que estão precisando para melhorar o bom trabalho que está sendo feito.”

Na pressão!
Enquanto os deputados votavam o projeto do Tribunal de Justiça que aumenta de dois para quatro anos o intervalo para progressão de carreira e promoção, os servidores do Judiciário enchiam de comentários as redes sociais institucionais da Assembleia. Pressionavam pela não votação.
Alguns deputados chegaram a pedir a retirada do projeto de pauta, mas foram votos vencidos. Prevaleceu o argumento da economia de recursos da Corte.

O DNA do Zé Esmeraldo
O deputado José Esmeraldo praticamente brigou com o presidente da Assembleia, Erick Musso, insistindo para que tenha sessões híbridas. No auge de seus 74 anos disse que não é do grupo de risco e que quer voltar ao plenário. “Meu DNA é diferente do de vocês”. Por ora, as sessões continuam online.

Reforma da Previdência passa raspando
Por 9 votos favoráveis e 8 contrários, a Câmara de Vila Velha aprovou, em regime de urgência na última quarta-feira, as mudanças no regime próprio de Previdência de Vila Velha, seguindo o que foi aprovado para todo o País. A alíquota de contribuição subiu de 11% para 14%. Os vereadores fizeram 5 reuniões, desde fevereiro, com técnicos e servidores para tratar da mudança.

Com respaldo
Por se tratar de medida polêmica e em pleno ano eleitoral, a Amunes e o Tribunal de Contas fizeram palestra para alertar os municípios sobre a necessidade de realizar as mudanças nos regimes próprios de Previdência.

Família grande
A Emenda Substitutiva ao Projeto 36/2020, que reduz de 15 para 8 o número de assessores, além de diminuir a verba de gabinete da Câmara de Vitória, tem nove “pais”: Max da Mata, Denninho Silva, Leonil Dias, Vinícius Simões, Luiz Emanuel, Wanderson Marinho, Dalto Neves, Mazinho dos Anjos e Roberto Martins.

Triste marca
O Espírito Santo, ontem, ultrapassou a marca de uma centena de mortos por Covid-19. Até a tarde de ontem eram 101 vítimas fatais.

Ou a gregos ou a troianos
Está marcada para as 9h de hoje a reunião do governador com empresários que vai definir a reabertura ou não do comércio na Grande Vitória.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: