Rose de Freitas: “O sentimento é por continuidade”
Rose de Freitas, senadora afastada do Podemos, fez o que seus pares de Congresso queriam, mas não faziam: apresentou a PEC para permitir a reeleição de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia na presidência do Congresso – motivo da punição de 60 dias. Antes do desfecho, ela falou à coluna que “a Casa tem sentimento de continuidade e não é de hoje”.
“O Rodrigo é harmônico, no sentido de conciliar”, disse. Questionada se chegou a falar com os dois antes de apresentar o projeto publicamente, tergiversou: “Não é uma escolha casuística, para que os dois sejam necessariamente reeleitos agora”. O Podemos faz oposição interna a Alcolumbre, mas a própria é aliada – o que explica o recém-instaurado procedimento ético-disciplinar. Rose não votou em Alcolumbre no último pleito pelo comando da Casa, fato pelo qual ela já se desculpou. Aliados dizem que há votos suficientes para viabilizar a PEC.
E a eleição?
Municipalista, Rose de Freitas garante que vai se envolver na campanha dos prefeitos “como sempre se envolveu”. A senadora está em fase de reuniões e evita falar sobre os nomes que vai apoiar, num receio de que “nem todas as candidaturas estão postas ainda”. Um alento para candidatos do interior, que aguardam sua bênção.
Fechou
O Podemos carimba hoje, em convenção, o vice do ex-secretário municipal de governo Wanderson Bueno, candidato do prefeito Gilson Daniel na disputa em Viana. Será o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Dias, do PSB de Renato Casagrande. A aliança, diz o prefeito, já tem sete partidos, como PSDB e PSC – podendo aumentar.
Decisão
A Defensoria Pública do Estado conseguiu que um casal de lésbicas adotasse legalmente dois irmãos e passassem a constar como mães e genitoras na certidão de nascimento deles.
A autorização saiu da Vara da Infância e Juventude de Vila Velha.
As crianças, de cinco e oito anos, são sobrinhas de uma das mulheres. A mãe das crianças é moradora de rua e dependente química. Elas já ficavam com a tia há cerca de cinco anos.
Carinhoso
Pré-candidato a prefeito de Vila Velha pelo PSL, Amarildo Lovato foi até Terra Vermelha denunciar a quantidade de cavalos soltos pelas ruas. Depois que gravou material de pré-campanha, voltou para... dar milho a um jumento e transmitiu tudo ao vivo. “Olha que carinho que ele já pegou”, exclamou.
Dia D
É amanhã que o tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, vai bagunçar a disputa pela prefeitura canela-verde: num hotel na Praia da Costa, às 10 horas, vai marcar sua posição na corrida eleitoral. Ele ainda cerca os convidados de mistério, mas fato é que Wagner já tem mentor político, plano de criar duas novas secretarias, é cortejado pelo PL de Magno Malta e volta e meia usa até slogan: “Por uma nova Vila Velha”.
GALERIA
Embaraço
Na semana em que passou, o governador Renato Casagrande (PSB) recebeu repórteres no Palácio Anchieta. Em dado momento, foi preguntado sobre o apoio a pré-candidatos a prefeito. Casagrande desviou bastante. Disse que evitaria “subir no palanque”, mas admitiu que poderá haver exceções. Só não disse quais.
PARA SELAR
O PV realiza sua convenção partidária em Vitória no próximo dia 12, às 14h, na Câmara Municipal. Segundo o partido, a composição da mesa contará com o presidente municipal, Lúcio Hemerly, o pré-candidato a prefeito Fabrício Gandini (Cidadania) e o vice Nathan Medeiros (PSL).
É CHEGADA A HORA
Já o MDB de Vila Velha marcou sua convenção para o dia 15, a partir de 17h, em Jardim Colorado. De lá, sai uma notícia que o mercado todo quer confirmar: Dr. Hércules vai tentar a prefeitura mesmo?