Quem vai ficar com Mary?
A comédia romântica estrelada por Cameron Diaz, em 1998, poderia até ilustrar uma situação ocorrida no Estado. Mas, diferentemente do filme, a musa daqui não estaria tão requisitada assim. Com o fim das obras do Contorno do Mestre Álvaro em 2023, o trecho de 32 quilômetros da BR-101 na Serra, que passa por bairros como André Carloni, Carapina, Laranjeiras até a Serra-Sede, não será mais administrado pela Eco101.
Considerado uma bomba, principalmente por conta da alta quantidade de acidentes, não existe definição de quem assumirá o trajeto. Edital de 2011 traz que, quando o Contorno estiver pronto, o trecho será delegado ao governo ou à prefeitura.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade do município, Halpher Luiggi, que foi superintendente do Dnit no Estado, contou que com a proximidade de entrega da obra surgiu a preocupação em deixar o trecho sem comando.
Estudo de viabilidade
Halpher contou à coluna Plenário que o município está fazendo um estudo de viabilidade que apontará o tamanho do investimento no trecho, o custo de operação e a manutenção para avaliar quem assumirá. Ele, porém, não nega que a prefeitura também tenha interesse na parte que vai do viaduto de Carapina a Serra-Sede, investindo em plantas comerciais.
Fã de A Tribuna
Tem deputado estadual que faz a leitura, nas sessões da Assembleia realizadas pela manhã, das notícias do jornal A Tribuna.
O parlamentar folheia com toda atenção e lê cada reportagem. Além disso, é multitarefa. Consegue ler, participar das votações e ainda tecer os devidos comentários ao longo da sessão, em plenário.
Cheirinho versus Série B

O Flamengo, que ainda tenta ressurgir das cinzas pelo tri brasileiro, tem sido alvo de Hércules Silveira (MDB) na Assembleia. Em sessão recente destacou a possibilidade de “cheirinho” do rubro-negro. Ele, porém, também tem encarado brincadeiras, já que é vascaíno e o time não subiu para a Série A.
Avaliação
O coordenador do curso de mestrado em Segurança Pública de uma universidade de Vila Velha, Marco Aurélio Borges Costa, destaca que após a implantação do programa Estado Presente, em 2011, as taxas de homicídios em solo capixaba apresentaram redução constante.
Outros indicadores relativos à área também tiveram reduções segundo ele. Mas, conta, porém, que o Estado ainda amarga números elevados de homicídios e feminicídios.
Líder da bancada capixaba garante recursos
Foi publicado no Diário Oficial, de sexta-feira, pela superintendência estadual do Dnit, o resultado da licitação para contratação da empresa que vai elaborar o projeto de engenharia para duplicação e melhorias na BR-259, no trecho capixaba de João Neiva até a divisa com Minas Gerais. O coordenador da bancada federal capixaba, deputado Da Vitória (Cidadania), disse que já estão garantidos os recursos para o projeto por meio de emendas impositivas.
Galeria
Humildade em pessoa
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que acompanhou treinamento da Força Nacional do SUS, no Estado, foi considerado pelos presentes como muito simples.
Segurança de policiais
A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política Sobre Drogas da Assembleia, presidida por Danilo Bahiense (sem partido) promove no dia 24, às 14 horas, audiência pública para debater a segurança de policiais penais e de agentes socioeducativos na condução de suspeitos por tráfico de drogas.
Abelhas são tema
O uso de substâncias nocivas à vida das abelhas, polinizadoras ambientais, será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, na quinta-feira.
Criado o Proálcool
Neste dia, em 1975, o então presidente, Ernesto Geisel, criou o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.