Novo tempo exige mudança
Artigo publicado na edição de quarta-feira (31), do jornal A Tribuna
Líder do PT com trânsito em vários setores aponta que a situação vivida pelo governo Lula em relação ao Congresso Nacional ligou sinal de alerta na legenda para a necessidade de atenção maior em relação às atitudes do Presidente, principalmente considerando que o partido vai passar pelo teste da eleição municipal no próximo ano.
O próprio Presidente deveria assumir a interlocução com líderes de partidos, para evitar derrotas como a votação da MP que dilacerou o Ministério do Meio Ambiente.
Outra preocupação é em relação aos rompantes do Presidente, que nesta terça-feira (30) disse ser de narrativas as situações vividas pelo povo venezuelano, mas que foi desmentido por dois presidentes da República logo em seguida, o do Chile e o do Uruguai. Tudo isso alimenta o fogo da artilharia dos adversários, muito atuante no trabalho de oposição.
Suspensão
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas (TC-ES) determinou a suspensão de processo administrativo do município de Iconha, para a contratação de uma empresa especializada em administração e fornecimento de cartões de auxílio-alimentação aos servidores municipais, para atender a Secretaria Municipal de Saúde. Há suspeitas de irregularidades no edital.
Assinatura
O Ministério Público do Estado (MP-ES), assinou ontem um Memorando de Entendimento (MOU) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo é fortalecer a cooperação nos projetos e iniciativas conjuntas para o cumprimento, no Estado, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Puxão de orelha
Presidindo a sessão desta terça-feira, na Assembleia, o deputado estadual Danilo Bahiense (PL) puxou a orelha dos colegas.
O motivo foi que alguns parlamentares estavam de costas no momento da abertura com a leitura do versículo bíblico. “Falta de respeito”, esbravejou.
Diabetes
Conforme dados da Secretaria estadual de Saúde, no Espírito Santo há cerca de 270 mil diabéticos, mas metade sequer sabe que tem a doença e só é diagnosticado quando há complicação. Segundo o deputado Gandini (Cidadania) para jogar luz sobre o problema e garantir melhor qualidade de vida para as pessoas, será realizada nesta quarta-feira, às 14 horas, na Assembleia, a 1ª Reunião da Frente Parlamentar para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes.
Leia mais
PT também pulando fora do barco?
Após notícias dando conta de que o PP estaria se afastando do governo, terça foi a vez do PT também pular fora do bloco de deputados, que foi capitaneado pelo Palácio Anchieta e apontou o comando da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Casa.
Durante a sessão desta terça, a deputada Iriny Lopes solicitou a retirada da bancada do PT – formada por ela e João Coser (PT) – do blocão.
Galeria
Sem relação
Tem quem não acredite na saída do PT da base aliada do governo, mas em uma independência maior do partido em votações, por exemplo. Iriny não disse em plenário o motivo da saída, mas contou à coluna que a composição de blocos foi só para a eleição da Mesa e já estava pré-determinado que se dissolveriam após a composição das comissões. “Não tem nada a ver com o governo”.
Botão do pânico
A Assembleia promulgou Lei que obriga escolas e hospitais a terem “botão do pânico” ou similar para acionamento de forças de segurança em caso de emergência. O projeto é de autoria de Denninho (União).
Homenagem a CLT
O vereador de Vila Velha Joel Rangel (PTB) é o proponente da Sessão Solene em homenagem aos 80 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que será realizada, nesta quarta, às 20 horas, no plenário da Câmara de Vila Velha. Segundo o parlamentar, serão ao todo 20 homenageados.