“Não dá pra aceitar essa condução”
Durante uma ordem de serviço para melhorar a balneabilidade da praia da Curva da Jurema, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), deu sinais de que pode se colocar do lado oposto ao do governo do Estado, pelo menos na condução da pandemia e das restrições aos comerciantes.
No discurso, Pazolini disse apoiar os comerciantes, citou que Vitória baixou em 54% os índices de transmissibilidade e sinalizou que pode não mais seguir a direção do Estado.
“Nós apoiamos a atividade comercial, o trabalho dos comerciantes. Estamos deixando claro que temos posição e temos lado. Nossos índices baixaram. Não dá mais para aceitar essa condução que hoje é feita. E nós vamos nos manifestar de maneira mais veemente daqui pra frente”, disse Pazolini, sem exemplificar o que, na prática, significaria isso. A manifestação vem um dia após o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), reunir comerciantes para tratar das restrições.
Aceno ao presidente
Durante o discurso, o prefeito Lorenzo Pazolini também acenou ao presidente da Ales, Erick Musso, em sinal de apoio à iniciativa de Erick com os comerciantes. Os dois são do mesmo partido e grupo político. “Presidente Erick foi muito feliz, fez uma manifestação com extrema sabedoria e necessária nesse momento. É momento de ponderação”.
Butanvac na mira
Conforme antecipado pela coluna Plenário na quinta-feira, o governador Renato Casagrande esteve ontem no Instituto Butantan para conhecer o parque fabril e a vacina Butanvac. Numa postagem no Twitter, Casagrande escreveu sobre o interesse de compra da nova vacina produzida no Brasil e de uma parceria com o Laboratório Central Capixaba (Lacen).
Pet de tatuagem e piercing?
A deputada Janete de Sá protocolou projeto que proíbe aos tutores de animais domésticos fazer tatuagem e implantar piercing nos pets. Janete alegou que a “moda” já chegou em outros países e quer evitar que chegue ao Espírito Santo também. “É um ato frio e covarde contra o animal”.

Na mira do MP
As vereadoras de Vitória Camila Valadão e Karla Coser se reuniram na última quinta-feira com a promotora Sueli Lima e Silva, da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, para tratar sobre violência contra a mulher e violência política de gênero contra parlamentares. Na reunião, foram discutidas ações conjuntas para o enfrentamento da violência e foi pedido para o MP acompanhar de perto essa situação em Vitória. Atuação será conjunta.
Apelo para funcionar por drive-thru
O SindBares-ES e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado pediu apoio às prefeituras da Grande Vitória e à Assembleia no pleito que pede a liberação dos modalidades de take away (pegar no local) e drive-thru nas cidades que estejam no risco extremo do Mapa de Risco. O SindBares argumenta que o setor foi o 1º a apresentar protocolos de biossegurança e que não estaria sendo tratado com equidade se comparado a supermercado, feira e padaria.
Galeria
Na fila
O deputado Danilo Bahiense fez uma indicação ao governo pedindo a liberação do sistema drive-thru para os comércios e o deputado Sergio Majeski também já tinha feito o mesmo pedido em plenário.
Prioridade
O senador Fabiano Contarato pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que paute o projeto que institui piso nacional para profissionais de Enfermagem e parteiras.
Na sorte
O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, definiu a chapa, única, que concorrerá para a instalação da Corregedoria na Casa. Disse, porém, que se mais vereadores quiserem participar que haverá sorteio.
De chorar
“Isso é dramático”. Do subsecretário da Saúde, Luiz Reblin, sobre possível adiamento da conclusão da vacinação do grupo prioritário de maio para setembro pelo Ministério da Saúde.