Mal-estar após áudio de Neuzinha
Uma suposta conversa entre uma merendeira e a secretária de Direitos Humanos de Vitória, Neuzinha de Oliveira, gerou mal-estar e revolta em grupos de professores.
Num áudio vazado, Neuzinha pede que a suposta merendeira ajude a convencer a comunidade sobre a volta às aulas presenciais e diz o motivo dos professores estarem resistentes.
“A gente precisa que você nos ajude a colocar na cabeça da população que as aulas têm que retornar. Os professores não querem voltar porque eles são concursados e o salário tá na conta, né? Eles dando aula ou não, o salário tá na conta”, diz Neuzinha. Os professores da rede têm dado aulas remotas e preparam roteiro de estudos e atividades para os alunos.
Procurada, a Prefeitura, em nota, disse que “o teor da mensagem reflete, exclusivamente, uma opinião pessoal e não condiz com a da gestão – que reconhece, valoriza e exalta a importância dos seus profissionais da educação, bem como a necessidade de garantir a estes servidores um retorno seguro”.
Queimou a largada I
Além de tentar apagar o incêndio com os professores, a Secretaria de Educação precisou reformular o planejamento de retorno às aulas presenciais. Numa comunicação às unidades de ensino, datada do último dia 5, a Secretaria de Educação tinha orientado para a volta das turmas do Ensino Fundamental 2 e do EJA. Mas aí veio o anúncio do governador.
Queimou a largada II
Conforme antecipado pela Coluna Plenário ontem, o Ministério Público recomendou a volta às aulas presenciais do Ensino Fundamental 1 e do Ensino Infantil nos municípios de risco alto. O governo seguiu e anunciou ontem. A Prefeitura de Vitória, então, mudou o planejamento para o retorno do 1º ao 5º ano. Mas o Ensino Infantil só volta no próximo dia 17.
PEC que muda eleição na Ales não foi votada
A PEC protocolada pelo presidente da Assembleia, Erick Musso – que altera o artigo 58 da Constituição Estadual, acabando com as reeleições infinitas e permitindo apenas uma reeleição para a Mesa Diretora – ainda não foi votada na Ales. A proposta foi protocolada em 23 de março e lida em plenário no dia 13 de abril. Já tem parecer favorável da Procuradoria do Legislativo.
O vereador de Vitória Anderson Goggi vai comemorar o seu 40º aniversário com uma ação solidária, no próximo domingo. Vai montar uma tenda na avenida Coronel José Martins de Figueiredo, Tabuazeiro, para receber, num drive-thru, doação de alimentos. Quem passar e doar, ganha um pedaço de bolo.
Rose e Contarato contra integração de comarcas
Os senadores Fabiano Contarato e Rose de Freitas são contra a integração de 27 comarcas do interior. “Precisamos impedir o fechamento de mais de um terço das comarcas em funcionamento”, disse Contarato, que ainda parabenizou Rose por ter articulado no CNJ o adiamento do julgamento – três conselheiros pediram vista. “O adiamento foi uma sábia e oportuna decisão, que permitirá discussão mais detalhada, racional e democrática”, disse Rose.
GALERIA
Dez dias de espera
O CNJ retoma o julgamento da ação da OAB-ES contra a integração das comarcas no dia 18, segundo o presidente da Ordem, José Carlos Rizk.
Acesso a absorventes
Os deputados Rafael Favatto e Iriny Lopes, além da vereadora de Vila Velha Patrícia Crizanto, apresentaram projetos para que o poder público distribua absorventes higiênicos. Favatto pede doação a estudantes; Patrícia a estudantes, moradoras de rua e mulheres em abrigo e Iriny pede a doação a mulheres e homens trans.
Nova rota turística
Projeto do deputado Alexandre Quintino, em prol do turismo, cria a “Rota do Vale do Empoçado”, que fica a 3 km do centro de Afonso Cláudio.
Troféu pipoca
Vai para o ministro da Saúde, Queiroga, que pipocou na CPI da Covid.