Lados divididos na Catedral
As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos
A Missa de Envio da Romaria dos Homens que aconteceu na Catedral de Vitória foi marcada por alguns encontros políticos. A fé uniu dois grupos opositores no mesmo lugar. Estavam separados fisicamente por apenas alguns metros.
Em um dos bancos destinados às autoridades ficou o governador Renato Casagrande (PSB), acompanhado de seu grupo político. Do outro, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que também esteve junto de seus aliados.
Diferentemente do Carnaval de Vitória, quando as duas frentes se encontraram algumas vezes, desta vez o clima foi mais amistoso. Até pelo local sagrado em que estavam. Entretanto, integrantes dos dois lados confessaram à coluna que ficar frente à frente com seus opositores não foi das sensações mais tranquilas. “Ficou claro que cada um ali está buscando a vitória em 2026”, confessou um ator político.
Tietagem no trajeto
Durante os 14 quilômetros de percurso, além de muita devoção, Casagrande, Ricardo Ferraço (MDB), e Arnaldinho Borgo (sem partido) pararam diversas vezes para tirar fotos com os fiéis eleitores. O mesmo aconteceu com Pazolini, Evair de Melo (PP), Aylton Dadalto (Republicanos) e Lucas Polese (PL). 2026 é logo ali!
Nem tão opostos assim
O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Rep), recebeu Casagrande. Juntos, aprovaram reforma do antigo Radium Hotel. No início de mandato, havia dúvidas sobre como seria a relação dos dois, já que o governo apoiou Zé Preto (PP) na cidade. Ao que parece, a relação deles está mais próxima. “Agradeço e seja sempre bem-vindo”, disse Rodrigo.
Em campo pelo social

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), “entrou em campo” para entregar equipamentos e kits de uniformes que irão vestir mais de 400 meninos e meninas em um projeto social da cidade. “Vida longa e próspera a esse projeto que apoia tantas famílias”, disse o prefeito.
Anúncio hoje
A expectativa em Brasília é de que a federação entre PP e União Brasil seja divulgada oficialmente hoje. A chegada do União-Progressista, conforme a coluna antecipou, promete mexer profundamente no tabuleiro político capixaba.
Em princípio, a frente ampla vai conceder recursos e bastante tempo de televisão para o projeto que abraçar.
Ao que tudo indica, hoje, o projeto de Casagrande e Ricardo Ferraço será beneficiado.
Lula pode encontrar resistência em Linhares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Linhares na sexta-feira para a entrega de 917 casas do programa social Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, nos bastidores, há dúvida de como Lula será recebido pela classe política da região, visto que a direita tem ampla maioria na cidade.
A Câmara Municipal, por exemplo, não teve sequer um vereador do PT eleito no pleito do ano passado. “Anti petismo aqui é forte”, disse um vereador.
Galeria
Malta tinha dúvidas
Durante posse do novo presidente do PL de Vitória, Gilvan, o senador Magno Malta, confirmou que sua filha, Maguinha (PL), será candidata ao Senado, conforme antecipado. “Eu resisti, até com Deus, à ideia de Maguinha ingressar na política”.
Nota de repúdio
Secretário de Estado do Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT) trancou suas redes sociais após ter sofrido ataque com perfis fakes. Segundo ele, várias contas “fantasmas” invadiram seu perfil e do prefeito Weverson Meireles (PDT). Vidigal chegou a publicar uma nota de repúdio.
A favor de CPI
Deputado federal Messias Donato (Republicanos) foi um dos parlamentares que assinou o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes envolvendo sindicatos no INSS. A operação que atingiu aposentados e pensionistas revelou um prejuízo estimado em mais de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



