Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Fiel da balança na Câmara

Artigo publicado na edição desta quarta-feira (26), do jornal A Tribuna

Kleber Amorim, do jornal A Tribuna | 26/04/2023, 13:18 13:18 h | Atualizado em 26/04/2023, 13:18

Imagem ilustrativa da imagem Fiel da balança na Câmara
Câmara de Vereadores de Vitória |  Foto: Câmara de Vereadores de Vitória

A Câmara de Vitória poderá retomar na terça, após o Feriado dos Trabalhadores, o 2º turno do projeto que aumenta de 15 para 21 a quantidade de vereadores para a legislatura de 2025.

A proposta foi aprovada em 1º turno no último dia 5, por 10 votos favoráveis dos parlamentares contra apenas 5, justamente os dois terços necessários. Para a matéria passar definitivamente será preciso que o mesmo placar seja repetido. E é aí que as coisas parecem estar sofrendo uma reviravolta.

Leia mais sobre Plenário aqui

Se a manutenção dos votos era dada como certa, já não é mais. Burburinhos no meio político dão conta de que o vereador André Moreira (Psol), um dos 10 a favor do aumento de cadeiras, teria mudado de posicionamento e votará contra. 

Se isso acontecer e os demais mantiverem os votos, o resultado ficará 9 a 6, o projeto naufragará e os parlamentares só poderão apresentar a proposta novamente no ano que vem


Partido decidirá

Procurado pela coluna, o vereador André Moreira não confirmou que mudou de voto, mas disse que levou ao Psol a questão para consulta. O parlamentar contou que o partido decidirá até o dia da votação qual será o caminho a ser tomado por ele. A possível mudança de voto de André estaria, inclusive, fazendo que a votação venha sendo postergada na Câmara.


Ministro do STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi, participará no dia 19 de maio de uma aula magna sobre Mediação e Conciliação nos Processos por Superendividamento, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES)

Será às 11 horas. Para participar é preciso se inscrever através de link disponível no site do TJ-ES.

Leia mais

Prefeito nunca prestou contas

Mudança de postura


Sentados à beira do caminho

Políticos locais compareceram em bom número ao show de Roberto Carlos, na última sexta, na Praça do Papa, em Vitória. Acostumados, porém, a posarem em fotos, principalmente, com artistas contratados por eles para apresentações no Estado, com o Rei tiveram que ficar mesmo sentados nas cadeiras lá em baixo sem um clique ao lado dele.


Mês da voz

O Sindicato dos Professores do Estado (Sinpro-ES) realizará um circuito de palestras gratuitas e abertas para a comunidade, hoje, em comemoração ao Mês da Voz. 

O objetivo, segundo a entidade sindical, é mostrar na prática como cuidar da saúde da fala, ferramenta importante para a função.

As palestras serão ofertadas pelo fonoaudiólogo Raí Santiago, a doutora em neurociências Carolina Anhoque e a preparadora vocal Alza Alves.


Saia justa em meio a elogios

O deputado Denninho (União) elogiou em plenário a gestão do primo em Cariacica, o prefeito Euclério (União), e foi acompanhado por outros parlamentares. Um deles, Mazinho dos Anjos (PSDB) disse que da Assembleia saíram dois deputados que viraram ótimos prefeitos. Segundo ele, Euclério e seu tio Enivaldo, prefeito de Barra de São Francisco. Coser (PT) não perdeu a deixa e disse ao tucano que ele citou dois nomes porque ele não era o prefeito de Vitória.


galeria

Reparo

Da última legislatura da Assembleia, porém, saíram três  prefeitos, ou seja, Mazinho acabou não citando Pazolini (Republicanos), a quem apoiou no 2º turno em 2020. Em outro momento da sessão o deputado procurou fazer o reparo. Elogiou o prefeito de Vitória pela demolição dos boxes da Vila Rubim, o que  segundo ele, serviam ao tráfico de drogas. 

Roda de conversa

Com o objetivo de identificar os desafios e as perspectivas de trabalho nas Instituições de Longa Permanência para quanto as normativas vigentes sobre a composição das equipes de cuidados nesses serviços, o Ministério Público do Estado (MP-ES), realizou uma roda de conversa com profissionais e representantes destas entidades.

Estágio

O 6°Juizado Especial Cível de Vitória está com inscrições abertas para seleção de estagiário conciliador.

Leia mais

Sessões híbridas mantidas

Tíquete de R$ 1.830 a deputados

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: