Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Estratégias da última semana

| 26/07/2021, 07:10 h | Atualizado em 26/07/2021, 07:18

No próximo domingo, os cerca de 10.300 eleitores de Boa Esperança irão às urnas para escolher o prefeito ou a prefeita do município. A eleição suplementar foi necessária porque o prefeito eleito ano passado, Romualdo Milanese, teve o registro cassado. Três estão na disputa: Fernanda Milanese (SD), Cláudio Boa Fruta (DEM) e Antônio José (Republicanos).

Na última semana de campanha, os candidatos vão focar nas visitas às casas e aos comércios dos eleitores; em material em rede social para conquistar os indecisos; e vão contar com a ajuda de figurões nas caminhadas pedindo voto.

No último sábado, o governador Renato Casagrande esteve no município junto com alguns deputados e lideranças aliadas. Muitos usavam no peito adesivos de seus candidatos Nesta semana, está prevista a ida de outros parlamentares para somar na reta final. A eleição será das 7 às 17 horas.

Posse daqui a um mês
De acordo com o calendário eleitoral do TRE-ES, a diplomação do eleito para comandar o município de Boa Esperança deve ocorrer até o dia 23 de agosto. Já a posse será dia 27 do mesmo mês. Os três candidatos terão até o dia 11 de agosto para encaminhar a prestação de contas da campanha, e a Justiça Eleitoral tem até dia 20 para julgar as contas.

Oh, dúvida cruel!
De saída da Rede, o senador Fabiano Contarato ainda não bateu o martelo para qual partido irá e se disputará o governo do Estado no ano que vem. Ele é cotado para entrar no PT e já até se reuniu com Lula, mas também estaria de conversa com o PDT e o prefeito Sergio Vidigal.
Questionado se a relação com o PT havia esfriado, ele negou, aos risos.

Imagem ilustrativa da imagem Estratégias da última semana
|  Foto: AT
Recesso de muito trabalho
O recesso de férias, com sombra e água fresca, não é para todos os deputados estaduais, principalmente para aqueles que sabem que precisam de uma boa legenda e de superar a votação de 2018 para serem reeleitos. Por isso alguns estão gastando sola de sapato andando pelo interior.

Ser gay muda o voto do eleitor?
Pesquisa do Instituto Paraná mostrou que o fato de um candidato à Presidência da República se declarar gay não altera o voto do eleitor. Recentemente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, cotado para a Presidência, assumiu ser gay.
Para 75,9% declarar-se gay não altera o voto. Já para 5,8%, aumenta a possibilidade de votar no candidato. E para 13,7%, diminui; 4,6% não responderam.

Presidente do Incaper se recupera após internação
O presidente do Incaper e ex-prefeito de Pinheiros, Antônio da Emater, se recupera em casa após ter alta hospitalar. Ele ficou 54 dias internado, sendo 36 na UTI, devido a complicações da Covid-19. Antônio chegou a ter 90% do pulmão comprometido e teve de ser intubado. No último sábado, durante uma agenda em Pinheiros para entregar a rodovia ES-130 (que liga Pinheiros a Boa Esperança), Casagrande visitou Antônio e publicou nas redes sociais.

Ritmo de férias
A representação por quebra de decoro do vereador da Serra Igor Elson contra o colega Jefinho do Balneário já saiu das mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, e foi para a Procuradoria. Mas, segundo a assessoria da Casa, ainda não há parecer.

Dívida suspensa
A Câmara de Vila Velha aprovou projeto que suspende o pagamento das parcelas de uma dívida que o Legislativo tem com a prefeitura referente a repasses do INSS. A suspensão vale de julho a dezembro.

Notificação de gravidez
Tramita na Assembleia projeto do deputado Capitão Assumção que obriga as escolas a notificarem a órgãos como Ministério Público casos de gravidez em adolescentes menores de 14 anos. O deputado justifica que o projeto é para combater o abuso sexual ocorrido dentro de casa.

Constatação
Vai faltar Estado para tanto candidato que se coloca ao governo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: