Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

“Eleição é só no ano que vem”

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 04/07/2025, 13:04 h | Atualizado em 04/07/2025, 13:04

Imagem ilustrativa da imagem “Eleição é só no ano que vem”
Eduardo Maia |  Foto: Arquivo/AT

Após o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), ter feito um alerta para secretários de Estado que estariam usando suas posições no governo para aumentarem o capital político, e deixando as atribuições de lado, o governador Renato Casagrande (PSB) disse à coluna o que pensa sobre o assunto. O recado foi durante lançamento do “Plano ES 500”, proposta que aborda diretrizes para o desenvolvimento do Estado.

“Primeiramente é importante ressaltar que eu converso com o secretariado sempre, de forma permanente. Inclusive, me reuni com todos e determinei que o foco seja no trabalho, a eleição acontece somente no ano que vem”, ressaltou.

Os supostos movimentos de secretários teriam deixado alguns deputados insatisfeitos. Os parlamentares pensam que quando se tem uma secretaria com recursos em mãos, já é “meio caminho andado” na pré-campanha de 2026.

Federação é paquera!

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), durante o mesmo evento, contou à coluna que está atento às movimentações sobre a federação Republicanos e MDB, este último presidido por ele. “Não é nem um namoro, é estágio de paquera. Conversas ainda iniciais, mas estou atento, tenho conversado com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP).

De partido “Novo”?

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), conforme a coluna antecipou, esteve quinta-feira (3) em São Paulo. Reuniu-se com o presidente nacional do Partido Novo. Segundo o presidente estadual da sigla, Iuri Aguiar, o prefeito está mais perto de uma filiação. “Martelo ainda não foi batido por nenhuma parte, mas podemos dizer que avançou”, disse.

Apelido “Casão” pegou

Durante o evento “Plano ES 500” — terceiro lançado —, o governador Casagrande fez uma análise do avanço das redes sociais. “Em 2006, no lançamento do 1º plano, a internet ainda era incipiente. A proximidade criada pelas redes é interessante. As pessoas hoje me chamam de Casão”, brincou.

Esquentou

O jornalista Philipe Lemos (PDT) está cada vez mais perto de deixar a sigla. Objetivo dele é a Câmara Federal e, para isso, tem se aproximado do Podemos, partido presidido no Estado pelo deputado federal Gilson Daniel.

Embora não haja data para a filiação, interlocutores já confirmam: Philipe será candidato pelo Podemos, pelas condições oferecidas pelo partido e também pela relação pessoal dele com o presidente Gilson. A ver.

Afinal, federal vai ou não deixar partido?

Com a saída do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), do Podemos, especulou-se que o deputado federal Victor Linhalis (Podemos) poderia, em breve, tomar a mesma atitude. Entretanto, além da fidelidade partidária que ainda precisa cumprir, nos bastidores do partido fala-se que Linhalis pode não ter escolha e continuar na sigla, fazendo parte da chapa para federal do ano que vem. Avaliam que pode não ter espaço em outra sigla.

Galeria 

Alô, governo

O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), tem equilibrado relações políticas com o governo do Estado e com as principais lideranças de seu partido, como Erick Musso e Lorenzo Pazolini. Na última quinta-feira (3), esteve com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), para fazer anúncios industriais na cidade.

Esgoto nas montanhas

A rede de esgoto de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, será concluída até 2027. A confirmação foi dada pela Cesan em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, presidida pelo deputado Fabrício Gandini (PSD).

Dia das benzedeiras

Foi aprovado na Câmara de Vitória projeto que institui o Dia das Rezadeiras e Benzedeiras, a ser celebrado anualmente em 27 de julho. A iniciativa, de autoria do vereador Professor Jocelino (PT), reconhece o papel delas como guardiãs de saberes populares e agentes fundamentais da cultura e da espiritualidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: